Quem é Jason Wilcox, o homem que chocou de frente com Amorim?
Ruben Amorim já não é o treinador do Manchester United, após ter sido demitido pela direção do clube esta segunda-feira. A imprensa inglesa avança com o desacordo total com Jason Wilcox, diretor do futebol dos red devils, como principal razão para o irremediável corte de relações entre treinador e estrutura.
Jason Wilcox, de 54 anos, é um ex-jogador de futebol inglês. Chegou ao Blackburn Rovers em 1989 e por lá ficou até 2000. Disputou 251 jogos, marcou 30 golos e assistiu outros 35 e conquistou a Premier League em 1994/95. Representou ainda o Leeds, o Blackpool e o Leicester, antes de pendurar as chuteiras em 2006.
Seis anos depois, em 2012, tornou-se treinador da formação do Manchester City, onde se tornou, em 2017, diretor da academia. Em 2023 rumou ao Southampton, para o cargo de diretor do futebol e, em abril de 2024, foi nomeado diretor técnico do Manchester United. Em junho passsado, e já após a saída de Dan Ashworth, no final de 2024, foi nomeado diretor do futebol dos red devils.
Em setembro último, Wilcox admitiu, na Gala da Associação de Jogadores do Manchester United, que a situação não era fácil. «Vai levar tempo. Não vai ser rápido de corrigir. Precisamos de mudar o plantel. Fizemos algumas boas adições este verão. Às vezes, tirar jogadores do plantel é tão importante como adicionar. Temos de tentar trazer a cultura e o respeito de volta ao Manchester United», disse o dirigente.
Segundo avançam em Inglaterra, foi a tensão entre ambos, nomeadamente no que diz respeito aos reforços e ao estilo de jogo, o 3x4x3 que Amorim assumiu como esquema tático para a equipa, que levou ao término do contrato do treinador, que, na última conferência de imprensa, 'explodiu': «Vim para ser o manager do Manchester United, não para ser o treinador do Manchester United. Isso é claro. Sei que não me chamo Tuchel, não me chamo Conte, não me chamo Mourinho, mas sou o manager do Manchester United. Assim será durante 18 meses, ou quando a direção decidir mudar», afirmou o português, que aparentou deixar uma mensagem para dentro: «Todos os departamentos, o de scouting, o diretor-desportivo, têm de fazer o trabalho deles. Eu tenho de fazer o meu.»
Menos de 24 horas depois desta conferência, após o empate a um golo em Elland Road, o Manchester United anunciou a decisão «relutante» de demitir Amorim e a restante equipa técnica. Segundo o The Telegraph, a decisão foi tomada ainda antes do jogo, após uma reunião entre Wilcox e Amorim que terá terminado com o dirigente a dizer que a relação era «insustentável».