Liliana Cá arranca época com vitória e marca para o Europeu
Liliana Cá iniciou a sua temporada no lançamento do disco, este sábado, com uma excelente marca de 61,88 metros, que lhe garantiu a vitória nos Campeonatos Nacionais de Lançamentos Longos, a decorrer no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras.
Com este resultado, a lançadora do Sporting confirmou a marca de qualificação para os Campeonatos da Europa de Birmingham-2026, fixada em 61 metros, um requisito que já havia cumprido no verão passado.
A recordista nacional, Irina Rodrigues, a competir como individual, assegurou o segundo lugar com um lançamento de 58,01 metros. Recorde-se que Irina também já possui a marca de qualificação para o Europeu desde a temporada anterior.
O pódio feminino ficou completo com Inês Diogo, do JOMA, que alcançou 38,07 metros.
Na competição masculina, o triunfo sorriu a Emanuel Sousa. O atleta do Benfica e atual recordista nacional sagrou-se campeão com um lançamento de 58,23 metros, ficando em posição de apuramento por ranking para Birmingham-2026.
Edujose Lima, do Sporting, conquistou a prata com 56,05 metros, enquanto Cleide Lopes, do Belenenses, fechou o pódio masculino ao arremessar o disco a 46,75 metros.
Leandro Ramos, do Benfica, confirmou o seu estatuto de favorito e sagrou-se campeão no lançamento do dardo com uma marca de 76,81 metros. O pódio ficou completo com Ilírio Nazaré, que conquistou a prata após uma exibição consistente com todos os lançamentos acima dos 70 metros, e João Fernandes, atleta Sub-23 do Sporting, que garantiu o bronze com 66,59 metros.
Na disciplina do lançamento do martelo, a última a ser concluída, os títulos foram para Décio Andrade, do Benfica, com um arremesso de 68,96 metros, e para Catarina Flor, do Sporting, que venceu a competição feminina com 51,61 metros.
Recorde-se que a prova absoluta do lançamento do dardo feminino será a única competição, para além das provas de Sub-18, a realizar-se no segundo dia do evento, este domingo.
Artigos Relacionados: