José Mourinho, treinador do Benfica - Foto: Sérgio Miguel Santos
José Mourinho, treinador do Benfica - Foto: Sérgio Miguel Santos

Mourinho rende-se a José Neto, deixa alfinetada e atira: «Somos os únicos...»

A primeira análise do treinador do Benfica à vitória folgada sobre o Aves SAD

Após a vitória contundente sobre o Aves SAD (3-0), José Mourinho não poupou nos elogios a José Neto, lateral-esquerdo de 17 anos que foi titular, e pegou na aposta no jovem da formação para lembrar que o Benfica é «o único clube» que aposta de forma vincada na geração campeã mundial de sub-17. Na zona de entrevistas rápidas, o técnico das águias também deixou uma farpa aos críticos: «Sei que é difícil elogiar o Benfica, mas elogio eu.»

Análise à vitória e à exibição de José Neto

«Uma vitória merecida, contra uma equipa que vive um momento difícil, mas dentro disso vive o seu melhor momento, a jogar melhor e fazer os seus pontos. Uma equipa séria, que a perder 3-0 ao intervalo continuou a fazer o seu jogo e a dificultar o nosso jogo ofensivo. Se calhar a vitória peca por escassa, também por não termos metido um pouco mais de ambição e intensidade, mas é normal, depois do jogo passado e do que está a chegar. Depois, um jogo absolutamente extraordinário de um miúdo de 17 anos. Somos o único clube que mete a jogar esta geração de campeões do Mundo de Sub-17 e acho que quem vê o jogo ninguém acredita que o José Neto tem 17 anos, tal foi a maturidade, tranquilidade, segurança… Contra o jogador mais rápido e perigoso do Aves SAD na primeira parte, na segunda contra um fresco, que entrou… Tranquilidade com bola, a sair, tem de ser um orgulho para quem trabalhou com este miúdo. E pronto, sei que é difícil elogiar o Benfica, mas elogio eu. Acho fantástico ter em campo o Zé durante 90 minutos, depois o Anísio, o Prioste… O Zé Neto foi de longe o melhor em campo. Muito contente com a confiança que lhe dei.»

Aposta em José Neto justificada

«Quisemos ferir, mas também dar segurança ao nosso jogo. Quisemos que o Zé [Neto] fosse dando estabilidade e depois começasse a projetar-se. Começou a projetar-se mais cedo do que tínhamos pedido. Desenvolvemos muito jogo por aquele lado, foi por ali que resolvemos os problemas contra uma equipa que se compacta muito bem. A resposta da equipa foi boa, com todas as mudanças que fizemos.»

Apoio dos adeptos antes de jogo decisivo em Madrid

«Incrível… Belíssimo, lindo, lindo. Aquele pessoal que começou atrás da baliza… fantástico. Até eu segui o cântico e para os jogadores é uma mensagem bonita, no sentido em que a equipa luta, trabalha, vai ganhando jogos, vai ganhando o máximo de pontos possível. Dá a cara e joga nos limites nos momentos difíceis. Orgulho-me muito como treinador e agradeço ao público o apoio que deram aos rapazes.»

Galeria de imagens 34 Fotos