Italianos defrontam o PSG na final da liga milionária, em Munique

PSG vs. Inter: quanto custa o ‘naming’ Allianz, que por este dias... desapareceu

Desde a inauguração que o estádio do Bayern não conhece outra designação; multinacional paga fortuna por ano até 2033; por estes dias o nome é… ‘Munich Football Arena’

MUNIQUE – Desde a inauguração, em 2005, que o estádio do Bayern sempre foi conhecido como Allianz Arena. A multinacional alemã, sediada precisamente aqui em Munique, conhecida pelo ramo das seguradoras e outras instituições financeiras, assegurou os direitos sobre o naming do recinto do maior clube da Alemanha desde a primeira hora e nunca mais o largou. Nem sempre todos os nomes dos estádios pagos a peso de ouro caem no goto dos adeptos, mas neste caso, e até à escala mundial, a coisa pegou de estaca.

Há dois anos, em 2023, o acordo entre as duas partes foi prolongado por mais 10 anos, até 2033, garantindo um encaixe de 130 milhões de euros por temporada aos bávaros, à razão de €13 M por temporada. O que torna este um dos dez acordos de naming de recintos desportivos mais valiosos do planeta – o acordo também incluiu o patrocínio principal da equipa de futebol feminino do Bayern.

Galeria de imagens 13 Fotos

Mas a Allianz não detém apenas os direitos sobre o naming, é, também, acionista do Bayern Munique, detendo 8,33 por cento do capital social do clube, pelo qual pagou 110 milhões de euros. É uma das três multinacionais que são parceiras estratégicas do clube bávaro, a par da Audi e da Adidas, que também detém a mesma percentagem de capital social, os tais 8.33 por cento.

Milhões à parte, a UEFA não tem nada a ver com o patrocínio da Allianz ao recinto que acolhe a final da UEFA Champions League e qualquer referência exterior ou visível da multinacional irá temporariamente desaparecer, porque por estes dias, para o organismo que superintende o futebol europeu, o recinto é simplesmente referenciado como Munich Football Arena.

Sugestão de vídeo: