Protestos e detenções em Wimbledon
Três pessoas foram detidas, esta quarta-feira, em Wimbledon suspeitas de invasão agravada e danos criminais na sequência da invasão do grupo ambientalista Just Stop Oil que tem por objetivo travar o governo britânico na produção de combustíveis fósseis. Usando t-shirts com o nome do grupo, os ativistas irromperam três vezes pelos courts do All England Club, espalhando confetti laranja e peças de puzzles.
: Just Stop Oil Disrupt @Wimbledon
— Just Stop Oil (@JustStop_Oil) July 5, 2023
?? “Once more, orange clouds hang over a British sporting event this summer—this time it’s ticker tape rather than paint dust, but it is an intrusion and will need sorting out.”
?? Sign up to take action at https://t.co/7BzUVS02dZ pic.twitter.com/2iaoo6GNdO
Depois dos atrasos no arranque da jornada 3 do Grand Slam da relva provocados pela chuva, o duelo do court 18 entre Grigor Dimitrov e Sho Shimabukuro foi interrompido pela invasão de campo antes do búlgaro ter superado o adversário nipóico por 6/1, 6/2 e 6/1. Os seguranças controlaram a situação, apanharam os detritos da relva e removeram os manifestantes debaixo de vaias. A polícia metropolitana da capital londrina disse ter detido um homem e uma mulher.
Play on Court 18 is suspended for the second time today as a third Just Stop Oil protester invades the court.#Wimbledon pic.twitter.com/Bld4mwiPvw
— James Gray (@jamesgraysport) July 5, 2023
De novo o court 18 voltou a ser o palco escolhido para mais protestos, desta vez quando a número um dos britânicos, Katie Boulter, jogava até aos parciais de 7/6 (7-4) e 6/2 sobre a australiana Daria Saville. O homem que invadiu o recinto foi também detido, enquanto as tenistas ajudaram a limpar os vestígios da relva, com mais interrupções da competição.De novo o court 18 voltou a ser o palco escolhido para mais protestos, desta vez quando a número um dos britânicos, Katie Boulter, jogava até aos parciais de 7/6 (7-4) e 6/2 sobre a australiana Daria Saville. O homem que invadiu o recinto foi também detido, enquanto as tenistas ajudaram a limpar os vestígios da relva, com mais interrupções da competição.
???? Britney’s Back, Baby — On Court 18 at the @Wimbledon Championships
— Just Stop Oil (@JustStop_Oil) July 5, 2023
?? Just Stop Oil have disrupted #Wimbledon for the second time today, demanding that the Government immediately halt all new oil and gas in the UK.
?? Sign up to take action at https://t.co/7BzUVS02dZ pic.twitter.com/3u4usWs36g
Deborah Wilde, uma professora reformada de 68 anos, entrou a correr pelo court. «Sou uma simples avó a resistir à política governamental de fomento a novas licenças de petróleo e gás. Em circunstâncias normais, este tipo de situação seria inteiramente inaceitável, mas estas não são circunstâncias normais», advogou a londrina. «Esqueçam os morangos com chantilly [tradição do torneio], enfrentamos novas pandemias, inflação e governos autoritários que tentam calar civis inquietos», vincou a manifestante que se fez acompanhar de um músico reformado de Manchester, de 66 anos, também ele detido e retirado do All England Club.