Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol

Proença reage à polémica: «A qualidade da arbitragem portuguesa é inquestionável»

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) quis deixar «palavra de confiança» aos árbitros, após divulgação de áudios seus, gravados há dois anos, nos quais deixou várias críticas ao setor

Pedro Proença fez, na noite desta sexta-feira, aquilo que os árbitros portugueses pediam e, a menos de 24 horas do início da Supertaça entre FC Porto e Torreense, deixou uma mensagem no site da FPF dirigida ao setor da arbitragem nacional.

«Na véspera do dia» que marca o início da época 2026/27, começa Proença, o dirigente quis «desejar as maiores felicidades a todos aqueles que, ao longo dos próximos dez meses, contribuirão para uma época de emoções fortes», incluindo «jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes».

Depois, Proença quis deixar claro que «reitera a máxima confiança nos árbitros, assistentes e VAR portugueses que hoje [sexta-feira] iniciam a primeira ação de reciclagem e avaliação da época 2026/2027». O evento, que serve para avaliar os juízes da Liga e Liga 2 antes da época, não começou esta sexta-feira, ao contrário do que estava previsto por iniciativa dos árbitros, que exigiam falar com Luciano Gonçalves e Pedro Proença. Entretanto o presidente do Conselho de Arbitragem já se reuniu com os juízes.

De seguida, Proença quis deixar clara a sua posição sobre a arbitragem portuguesa.

«A qualidade dos árbitros, e da arbitragem portuguesa, é inquestionável, é cada vez mais reconhecida pelas mais elevadas instâncias internacionais – como se viu com a recente prestação de João Pinheiro e restante equipa no Campeonato do Mundo – e merece todo o nosso orgulho. O desenvolvimento do Plano Nacional de Arbitragem garantirá, estou certo, que momentos como este se repetirão mais vezes no futuro próximo», escreveu.

Proença concluiu a mensagem que pode ler na íntegra a seguir, desta forma: «Com o talento, dedicação e profissionalismo demonstrados pelos árbitros e todos os restantes intérpretes, continuaremos a crescer rumo ao destino que, juntos, idealizámos para o Futebol Português.»

A mensagem de Proença na íntegra:

Pedro Proença deixa palavra de confiança aos árbitros, assistentes e VAR’s no arranque da nova época. A época começa amanhã, com a Supertaça Cândido de Oliveira. Uma temporada que se quer de exaltação do enorme talento de todos os intérpretes que fazem do nosso futebol uma das maiores marcas de Portugal no Mundo. Na véspera do dia em que daremos o pontapé de saída para 2026/2027, quero desejar as maiores felicidades a todos aqueles que, ao longo dos próximos dez meses, contribuirão, estou certo, para uma época de emoções fortes, como sempre, mas também marcada pelo respeito. Jogadores, Treinadores, Árbitros, Dirigentes! Todos juntos, e imbuídos de um espírito verdadeiramente construtivo, seremos capazes de contribuir para uma temporada que deixará todos os amantes do Futebol Português orgulhosos. O Presidente da Federação Portuguesa reitera a máxima confiança nos árbitros, assistentes e VAR portugueses, que hoje iniciam a primeira Ação de Reciclagem e Avaliação da época 2026/2027. A qualidade dos árbitros, e da arbitragem portuguesa, é inquestionável, é cada vez mais reconhecida pelas mais elevadas instâncias internacionais – como se viu com a recente prestação de João Pinheiro e restante equipa no Campeonato do Mundo – e merece todo o nosso orgulho. O desenvolvimento do Plano Nacional de Arbitragem garantirá, estou certo, que momentos como este se repetirão mais vezes no futuro próximo. Com o talento, dedicação e profissionalismo demonstrados pelos árbitros e todos os restantes intérpretes, continuaremos a crescer rumo ao destino que, juntos, idealizámos para o Futebol Português.

Artigo atualizado às 21h49.

A iniciar sessão com Google...