Processo contra a FIFA pode afetar 100 mil jogadores
A fundação neerlandesa Players’ Justice Foundation (JfP) entrou com uma ação contra a FIFA, que é acusada de violação dos direitos dos trabalhadores. Essa ação seria uma consequência do caso Lassana Diarra, em que o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) julgou que os regulamentos de transferências da FIFA violavam as leis da UE.
O TJUE defendeu que as regras da FIFA dificultavam que um jogador rescindisse sem justa causa com um clube, algo que violava o princípio da livre circulação de trabalhadores e a livre circulação.
Os Países Baixos permitem que qualquer pessoa que tenha trabalhado na UE ou Reino Unido possam avançar com uma ação para o tribunal. A fundação neerlandesa Players’ Justice Foundation (JfP) tem recebido conselhos de Jean-Louis Dupont, advogado que defendeu Lassana Diarra contra a FIFA.
A fundação JfP quer representar todos os jogadores que jogaram ou ainda jogaram na UE ou no Reino Unido, de 2002 até hoje, e que foram prejudicados pelas regras da FIFA. Este processo pode afetar cerca de 100 mil jogadores.