Nasser Al Khelaifi, presidente do PSG, com Gianni Infantino, presidente da FIFA, em Doha, Qatar
Nasser Al Khelaifi, presidente do PSG, com Gianni Infantino, presidente da FIFA, em Doha, Qatar - Foto: IMAGO

Presidente do PSG nega ambição de enfrentar Infantino na FIFA

Nasser Al Khelaifi afirmou, através de um porta-voz, que não tem interesse no cargo, apesar de «todo este alarido mediático»

Apesar de ser visto por muitos como um potencial sucessor de Gianni Infantino, principalmente pela UEFA, Nasser Al Khelaifi descartou qualquer intenção de se candidatar à presidência da FIFA em 2027, numa altura de grande agitação no futebol mundial com a possível venda de ações do Campeonato do Mundo.

Através de um porta-voz, o presidente do PSG desde 2011 e figura influente no futebol europeu, refutou as especulações. «O Sr. Al Khelaifi não tem absolutamente nenhuma ambição, nenhuma intenção e nenhum interesse neste cargo na FIFA nem em todo este alarido mediático. Pelo contrário, continuará a apoiar, de forma discreta e construtiva, todas as instituições do futebol mundial e europeu», foi esclarecido.

Esta declaração surge em resposta a notícias publicadas por meios de comunicação ingleses, como o Telegraph, que o apontavam como o candidato preferido da UEFA para desafiar o poder de Infantino. O objetivo seria travar o controverso projeto do atual presidente da FIFA de criar uma nova sociedade comercial, plano que já motivou forte oposição da UEFA, que chegou a ameaçar com um boicote ao Campeonato do Mundo.

Recorde-se que Al Khelaifi, próximo do presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, é membro do comité executivo do organismo europeu e lidera também a Associação de Clubes Europeus (EFC). A EFC (anteriormente ECA), que representa mais de 850 clubes, manifestou igualmente a sua oposição ao projeto de Infantino. Em comunicado, a associação revelou ter recebido com «viva inquietação os comunicados de imprensa súbitos e unilaterais» da FIFA, juntando-se assim ao vasto coro de críticas contra a iniciativa.

A iniciar sessão com Google...