Eleições presidenciais - Foto: PAULO NOVAIS/LUSA
Eleições presidenciais - Foto: PAULO NOVAIS/LUSA

Presidenciais: inscrições para voto antecipado arrancam este domingo

António José Seguro e André Ventura disputam a segunda volta das eleições

Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade na segunda volta das eleições presidenciais, a 1 de fevereiro, podem inscrever-se a partir deste domingo e até à próxima quinta-feira.

De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), o pedido pode ser efetuado por via eletrónica, através do portal www.votoantecipado.pt, ou por correio postal.

No dia 1 de fevereiro, os eleitores inscritos nesta modalidade deverão dirigir-se à mesa de voto antecipado no município que escolheram para exercer o seu direito. A SGMAI garante que «existirá uma mesa de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas».

Voto para doentes e reclusos

Os eleitores que se encontrem internados em estabelecimentos hospitalares ou detidos em estabelecimentos prisionais também já podem requerer o voto antecipado. O prazo para este grupo termina a 29 de janeiro, podendo o pedido ser feito online ou por via postal, e a votação para estes cidadãos ocorrerá entre 2 e 3 de fevereiro.

Conforme indicado no Portal do Eleitor, os inscritos deverão aguardar a visita do presidente da Câmara Municipal, ou de um seu representante, que se deslocará ao local para recolher o voto.

Eleitores no estrangeiro

O direito ao voto antecipado estende-se igualmente aos cidadãos que se encontrem no estrangeiro por motivos profissionais, académicos, de saúde ou em representação de seleções desportivas nacionais. A medida abrange também os seus acompanhantes.

Para estes eleitores, a votação terá lugar entre 27 e 29 de janeiro. O ato eleitoral decorrerá nas representações diplomáticas, consulares ou em delegações de instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Para votar, será necessário apresentar um documento de identificação válido, como o Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, passaporte ou carta de condução.

Segunda volta a 8 de fevereiro

António José Seguro (31,1% dos votos) e André Ventura (23,5%) foram os candidatos mais votados e irão disputar a segunda volta, agendada para 8 de fevereiro.