Premier League: Everton empata em Luton com três portugueses
Na sua luta pela sobrevivência na Premier League, o Luton não foi além de um empate com o Everton, numa partida equilibrada, mas que terminou com a formação treinada por Rob Edwards muito próxima de triunfar.
Sean Dyche não colocou nenhum português no onze inicial dos toffees, que inauguraram o marcador com um penálti de Calvert-Lewin (24') - foi quarto golo do inglês nos últimos cinco jogos. Deste modo, o Luton já sofreu 46 golos em todas as competições desde o início de fevereiro, mais do que qualquer equipa nas cinco principais ligas europeias (La Liga, Ligue 1, Serie A e Bundesliga).
Ainda assim, o Luton empataria pouco depois, por intermédio de Elijah Adebayo - marcou o seu 10.º golo no campeonato - o primeiro desde que regressou de uma lesão que o manteve afastado dos relvados por dois meses -, ao bater a marcação de Ashley Young e finalizar com qualidade.
Half-time: @LutonTown 1-1 @Everton ⏱️
— Premier League (@premierleague) May 3, 2024
Dominic Calvert-Lewin's penalty has been cancelled out by Elijah Adebayo's well-worked equaliser! Will we see a winner in this contest at Kenilworth Road? 🤔#LUTEVE pic.twitter.com/ebVfarcgGu
O contigente de portugueses do Everton entraria em campo na segunda parte - André Gomes aos 55' e Beto e Chermiti aos 80' - período durante o qual a equipa esteve próxima do golo, impedido somente por duas grandes defesas de Thomas Kaminski.
That Thomas Kaminski save 😲
— Premier League (@premierleague) May 3, 2024
It remains 1-1 at Kenilworth Road, is there a winner to come in this one? 🔮#LUTEVE pic.twitter.com/k7SEeO3Q3A
Os últimos minutos da partida é que foram dominados pelo Luton, que rematou por sete vezes no período de compensação, mas não conseguiu chegar à vitória.
O Luton tem agora 26 pontos, tantos como o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo (jogará ainda com o já despromovido Sheffield United esta jornada). Está em 18.º, em posição de descida de divisão direta, por ter uma pior diferença de golos do que a equipa do português, que é a primeira em lugar de manutenção.
O Everton já tinha a permanência na Premier League garantida. Soma 37 pontos, sendo que ganhou 10 deles apenas nas últimas quatro jornadas.