Portugal continua a preparar o Mundial das Filipinas 2025 (FPV)

Portugal perde na 'negra' com a Roménia a preparar o Mundial

Seleção Nacional cumpriu o primeiro de três jogos de preparação frente aos romenos para a competição que decorrerá nas Filipinas, a partir de dia 12 de setembro

A seleção portuguesa de voleibol perdeu esta sexta-feira frente à Roménia, por 3-2, no primeiro dos três jogos particulares de preparação para o Campeonato do Mundo, a disputar de 12 a 28 de setembro, nas Filipinas.

Em Piatra Neamt, o encontro foi decidido apenas na negra, com parciais de 24-26, 25-18, 25-21, 17-25 e 15-9, depois de Portugal ter entrado a vencer e depois de sofrer a reviravolta dos romenos, forçar ao quinto set.

Filip Cveticanin, central de Portugal que actua no campeonato romeno, fez a análise do jogo: «Sinceramente, depois da viagem que fizemos, para mim este jogo, apesar de uma derrota em cinco sets, acabou por ser muito positivo. Tendo em consideração a difícil viagem que tivemos e o cansaço, e mesmo em conseguir gerir os treinos de musculação com bola, creio que fizemos um jogo muito sólido e muito bom. Também já nos adaptámos um bocadinho mais ao pavilhão pelo que, acredito, vamos melhorar nos próximos jogos e não cometer tantos erros não forçados em momentos mais difíceis.»

As duas equipas voltam a defrontar-se no sábado e no domingo, às 18h30 locais (16h30 em Lisboa), antes da seleção nacional viajar, a 2 de setembro, para Manila.

O selecionador João José começou o jogo com Filip Cveticanin, Miguel Tavares Rodrigues, Lourenço Martins, Kelton Tavares, José Pinto e Nuno Marques, tendo Ivo Casas como líbero. Entraram ainda Guilherme Menezes, Tiago Violas, André Pereira, Rafael Santos e Gonçalo Sousa.

No Mundial, Portugal integra o Grupo D e estreia-se a 13 de setembro frente a Cuba, pelas 06h30 (hora de Lisboa). Segue-se o confronto com os Estados Unidos, no dia 15, às 14h00, e o jogo com a Colômbia, em 17 de setembro, às 03h00.

A competição, que passa este ano a contar com 32 seleções, garante qualificação direta para o Mundial de 2025 e para o Europeu de 2026.