Plano do Besiktas para dispensar Jurásek passa pelo Benfica
David Jurásek, lateral-esquerdo checo do Benfica, 25 anos, pode estar de saída do Besiktas, pois os turcos não estão satisfeitos com o jogador emprestado pelos encarnados e já procuram, inclusivamente, substituto.
Jurásek, recorde-se, foi cedido no verão, por uma temporada, com cláusula de opção de compra de 10 milhões, numa altura em que o treinador do Besiktas era Ole Gunnar Solskjaer, perdendo margem de manobra com a chegada de Sergen Yalçin.
Neste momento, o Besiktas já tomou a decisão de colocar termo ao empréstimo do ainda jogador do Benfica e até já procura lateral-esquerdo, mas para que possa colocar em prática o seu plano necessita do apoio dos encarnados.
Jurásek é, para já, um problema exclusivo do emblema de Istambul, mas há duas saídas: pagar ao jogador a rescisão, o que significa assumir ordenados até final da temporada, salários mais elevados inclusivamente do que aqueles que o internacional pela Chéquia recebia na Luz, ou, por outro lado, possibilitar que o jogador procure, e encontre, novo clube.
Pagar a totalidade do contrato não agrada ao Besiktas, pelo que o plano é tentar que o jogador encontre nova equipa para jogar. Isso só poderá ser feito devolvendo o esquerdino ao Benfica, que teria de aprovar a situação, mas com a garantia de que Jurásek deixaria Istambul com algo já definido para a segunda metade da época.
O Benfica só aprovaria o regresso momentâneo com o interesse de ver aquele que é ainda um dos seus ativos em ação e não parado, a desvalorizar — custou 14 milhões de euros. O Besiktas, naturalmente, poderia ter ainda de encontrar solução para a parte financeira, dado que o valor que o jogador receberá em Istambul não será fácil de acompanhar.
Jurásek, claro, não estará também satisfeito na Turquia, onde não se sente desejado, pelo que mostrará abertura para resolver o problema jogando seis meses noutra equipa, mas estará fora de questão abdicar de verbas, pois o Besiktas tem a obrigação de honrar o conteúdo do contrato.
Da Turquia chegam relatos de que Besiktas e Benfica estão a negociar, mas não há, do lado dos encarnados, algo a discutir do ponto de vista financeiro neste momento. A SAD benfiquista poderá mostrar abertura para ajudar Jurásek a resolver o problema, mas não assumirá despesas que pertencem aos turcos e não ficará com o jogador no plantel.
David Jurásek, sabe ainda o nosso jornal, tem soluções para deixar o Besiktas por empréstimo, mas o acordo entre Besiktas e Benfica para que isso possa ser feito — só as águias poderão emprestar novamente o lateral — ainda não existe. Há, todavia, vontade de Besiktas e futebolista de resolverem o assunto quanto antes, para que possa entrar rapidamente em ação com a nova camisola na primeira quinzena de janeiro.