Pierre Crinon (à direita), jogador de hóquei no gelo da seleção francesa, envolveu-se em cenas de luta com Tom Wilson, do Canadá
Pierre Crinon (à direita), jogador de hóquei no gelo da seleção francesa, envolveu-se em cenas de luta com Tom Wilson, do Canadá - Foto: IMAGO

Federação francesa expulsa jogador de hóquei no gelo envolvido em pancadaria (vídeo)

Organismo considerou que Pierre Crinon violou o espírito olímpico

Ser suspenso durante os Jogos Olímpicos de Inverno é um duro golpe que só acontece se o comportamento do atleta for, de facto, reprovável. E até a Federação Francesa concordou que a punição é adequada a Pierre Crinon, após as cenas de pancadaria em que esteve envolvido no duelo com o Canadá no torneio de hóquei no gelo dos Jogos.

Durante o jogo, que terminou com uma pesada derrota por 2-10, o jogador em causa envolveu-se numa altercação com Tom Wilson, do Canadá. A federação francesa não defendeu o seu jogador, considerando que foi ele quem excedeu os limites.

«Isto é uma clara violação do espírito olímpico», escreveu a federação. «A federação francesa quer recordar a todos a importância do bom comportamento por parte de todos os jogadores que vestem a camisola francesa. Têm o dever de dar o exemplo, especialmente durante os Jogos Olímpicos de Inverno», acrescentou.

Após o confronto, ambos os jogadores foram penalizados e tiveram de abandonar o gelo. Posteriormente, a Federação Internacional de Hóquei no Gelo analisou a situação. Nenhum dos jogadores recebeu mais penalizações.

A federação francesa aceitou a decisão, no entanto não deixou passar em claro a atitude de Crinon em relação ao o público, a quem dirigiu gestos obscenos à saída: «O seu comportamento provocador ao sair do gelo, enquanto acabava de ser penalizado pela sua luta, é uma clara violação do espírito olímpico. Isso mina os valores que o desporto deve transmitir.»

O organismo decidiu que Crinon não voltará a jogar pela França no resto destes Jogos Olímpicos de Inverno.