César Peixoto, treinador do Gil Vicente - Foto Miguel Nunes
César Peixoto, treinador do Gil Vicente - Foto Miguel Nunes

Peixoto analisa Sporting e elogia Pablo: «Tem muita andamento para a Premier»

Gil Vicente recebe o Sporting esta sexta-feira

César Peixoto deixou claro que o Gil Vicente vai manter a sua identidade na receção ao Sporting, marcada para sexta-feira, às 18h45, apesar de reconhecer a exigência máxima do desafio frente a um adversário que luta pelo título. Na antevisão ao encontro, o treinador gilista sublinhou que o recorde de pontos alcançado na primeira volta foi um fator moralizador para o grupo, reforçando a confiança para o que resta da temporada. 

«Foi importante para nós, deixa-nos confiantes. Sabemos do caminho que estamos a fazer, mas o último jogo da primeira volta é contra uma grande equipa, que está muito bem, com muito bons jogadores», afirmou, garantindo que a equipa não vai abdicar do seu ADN. «Não vamos abdicar da nossa ideia, do nosso trajeto, da nossa qualidade com e sem bola. Sabemos que temos qualidade para lutar pelos três pontos seja com quem for.» 

Apesar de saber que o Gil Vicente não vence há alguns jogos, César Peixoto destacou a consistência exibicional recente. «Nos últimos três jogos já temos sido a mesma equipa que fomos sempre. Falta-nos eficácia na zona de finalização», explicou, acrescentando que frente ao Sporting será necessário um elevado rigor defensivo. «Vamos ter de estar muito organizados, definir muito bem os timings de pressão, saber que vamos ter de sofrer e de nos agarrar uns aos outros.» 

Um dos temas centrais da conferência foi a situação de Pablo, cuja saída para o West Ham é iminente. O avançado não treinou e o técnico assumiu que o processo está em fase de definição entre clubes. «Enquanto equipa técnica e enquanto clube, ficamos muito orgulhosos se as coisas se vierem a concretizar», disse, elogiando o percurso do jogador. «É um miúdo que cresceu muito aqui, tem sido preponderante. Desejamos-lhe a melhor sorte do mundo.» 

César Peixoto considera que o ponta de lança tem perfil para a Premier League. «O Pablo se tornou um jogador muito completo. É forte no apoio, no ataque à profundidade e trabalha muito para a equipa. Tem muito andamento para a Premier League», sublinhou, lembrando a evolução do jogador desde a chegada a Barcelos. 

Quanto às alternativas, o treinador mostrou confiança no plantel, embora admita a necessidade de ir ao mercado. «Estamos contentes com as nossas opções, temos o Varela, o Carlos, mas não podemos esconder: o Pablo era um jogador muito importante para nós. Há uma brecha e temos de estar atentos.» 

Sobre o adversário, Peixoto espera um Sporting forte, capaz de alternar entre pressão alta e momentos de bloco mais baixo. «Vamos tentar manipular de forma a podermos aproveitar alguns espaços e confundir este Sporting», concluiu, garantindo que o Gil Vicente não será um obstáculo fácil para os leões em Barcelos.