Judoca Patrícia Sampaio foi distinguida, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com as insígnias de Comendadora da Ordem de mérito - Foto: Patrícia Sampaio
Judoca Patrícia Sampaio foi distinguida, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com as insígnias de Comendadora da Ordem de mérito - Foto: Patrícia Sampaio

Patrícia Sampaio condecorada com Ordem de Mérito em Belém

Judoca portuguesa conquistou em Paris 2024 a quarta medalha olímpica para a modalidade

A judoca Patrícia Sampaio foi distinguida, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com as insígnias de Comendadora da Ordem de mérito, um reconhecimento pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A cerimónia decorreu no Palácio de Belém.

A atleta, de 26 anos, junta-se assim a um lote restrito de judocas medalhados em Jogos Olímpicos e posteriormente condecorados. A sua medalha em Paris foi a quarta na história da modalidade para Portugal, sucedendo aos bronzes de Nuno Delgado em Sydney 2000, Telma Monteiro no Rio de Janeiro 2016 e Jorge Fonseca em Tóquio 2020.

Recorde-se que todos os anteriores medalhados olímpicos do judo já tinham recebido distinções presidenciais: Nuno Delgado como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, e tanto Telma Monteiro como Jorge Fonseca com a Ordem de Mérito. No último ano, também o judoca paralímpico Djibrilo Iafa foi agraciado com a Ordem de Mérito.

Esta condecoração a Patrícia Sampaio dá seguimento a outras distinções a atletas que ocorreram em novembro, durante a Cerimónia Olímpica 2025. Na altura, Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito a Carlos Lopes e o título de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique a Pedro Pichardo. Iúri Leitão foi nomeado Grande-Oficial da Ordem do Mérito, enquanto Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha receberam o grau de Oficial da mesma ordem.

Tal como Patrícia Sampaio, também o ciclista Rui Oliveira foi recebido posteriormente no Palácio de Belém para ser condecorado como Grande-Oficial da Ordem do Mérito, após ter conquistado o ouro na prova de madison em Paris 2024, ao lado de Iúri Leitão.

A lista de atletas medalhados em Paris 2024 e já condecorados inclui ainda os atletas paralímpicos Cristina Gonçalves (boccia), Miguel Monteiro (atletismo), Carolina Duarte (atletismo) e Sandro Baessa (atletismo).