Partido Ergue-te anuncia extinção
O Ergue-te, partido de extrema-direita liderado pelo ex-juiz Rui Fonseca e Castro, anunciou, em comunicado oficial, que está em curso o processo de extinção, depois de falhas na apresentação de contas de 2019, 2020 e 2021.
«Fomos agora citados para um processo de extinção instaurado pelo Ministério Público junto do Tribunal Constitucional, tendo como causa de pedir a não apresentação de contas nos anos de 2019, 2020 e 2021. Sendo verdade que se verificou tal omissão nos anos referidos, também é verdade que actualmente estavam a ser envidados esforços no sentido de suprir tais falhas junto da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, tendo sido realizada, muito recentemente, uma reunião presencial naquele organismo. Importa agora encarar a realidade, que consiste na extinção judicial do Partido», diz a mensagem oficial, que adiciona que este processo «constitui o golpe fatal num partido que já se encontrava extremamente débil».
O Ergue-te, antigo Partido Nacional Renovador, caracterizava-se pelos ideais nacionalistas que defendia. Rui Fonseca e Castro esteve recentemente envolvido em polémica, ao ser detido numa manifestação não autorizada no passado dia 25 de abril, manifestação que foi organizada pelo próprio em conjunto com Mário Machado.