Membros do La Baneza festejam - Foto: J. CASARES/EFE
Membros do La Baneza festejam - Foto: J. CASARES/EFE

Escola de futebol sorri: El Gordo sai em área afetada pelos incêndios

Vencedor da lotaria foi o número 79.432, um dos mais vendidos na zona de La Baneza

O E Gordo, lotaria espanhola de Natal, sorriu a um dos povos mais castigados pelos incêndios do último ano. La Baneza, com cerca de 10 mil habitantes, foi uma das zonas em que o fogo causou mais estragos. O vencedor da lotaria foi o número 79.432, um dos mais vendidos na zona de La Baneza. No total, são 198 os bilhetes que vão receber um primeiro prémio total de quatro milhões de euros.

Um dos pontos que mais festejou foi a escola de futebol de La Baneza, que confirmou que distribuiu uma grande quantidade de décimos que foram premiados com o El Gordo, representando uma importante injeção económica para jogadores, famílias e trabalhadores do clube. Bryan Justel, jogador e treinador nos escalões de formação no clube, de apenas 20 anos, encarregou-se de repartir os décimos entre amigos e familiares. 

«Temos todos os jogadores, é uma loucura. Já reparti com os meus pais, tios e com vários amigos. É algo que acontece uma vez na vida. Ninguém está consciente, não sabemos o que fazer com o dinheiro», referiu, em declarações ao AS

Toda a equipa do La Baneza reuniu-se no seu campo, La Llanera, para festejar. Cada sortudo ou sortuda com o número 79.432 receberá um total de 400 mil euros por décimo adquirido.

A alegria pela conquista de El Gordo chega num momento difícil para La Baneza, castigada nos últimos meses tanto pelos incêndios como pelo encerramento da histórica fábrica de Azucarera, que se traduziu na perda de dezenas de empregos em julho.

Como funciona o El Gordo?

Pequenas bolas de madeira, com números inscritos, são introduzidas em duas esferas metálicas. Uma delas contém as bolas com os respetivos prémios, que vão de mil euros a quatro milhões de euros, e a outra contém as bolas com os respetivos números em que os espanhóis podem apostar.

Os alunos do Colégio de Santo Ildefonso sobem aos pares ao palco do Teatro Real. Um deles responsável por ler o número da aposta que saiu da esfera e o outro por ler o prémio correspondente.

O sorteio dura várias horas e as crianças do colégio madrileno sorteiam os números de cinco dígitos que vão de 00.000 a 99.999. Isso significa que a probabilidade de ganhar o primeiro prémio é de uma em 100 mil, ou em percentagem, de 0,001%, a mesma probabilidade de ser sorteado o 2.º prémio e o 3.º prémio.