Festa paraguaia no golo de Galarza
Festa paraguaia no golo de Galarza

Paraguai marca golo mais rápido e a jogar com 10 elimina Turquia de Gul do Mundial

Avançado do FC Porto entrou aos 60 minutos e teve duas chances; paraguaios jogaram a segunda parte em inferioridade após expulsão devido à 'lei Prestianni/Vinícius

O Paraguai garantiu os três pontos frente à Turquia e ditou a eliminação da seleção turca do Campeonato do Mundo, após um jogo em que os sul-americanos marcaram cedo e souberam gerir a vantagem, mesmo depois de ficarem reduzidos a dez jogadores para toda a segunda parte.

Com ambas as equipas a precisarem de uma vitória para manterem vivas as esperanças de apuramento para os oitavos de final, depois de derrotas na primeira jornada, foi o Paraguai a entrar mais forte. Logo aos dois minutos, uma pressão agressiva e asfixiante resultou numa perda de bola que Galarza aproveitou para, com um remate forte, inaugurar o marcador e fazer o golo mais rápido deste mundial, aos 64 segundos - batendo Saibari, de Marrocos, por 5 segundos, que horas mais cedo tinha marcado à Escócia.

Com o golo madrugador, a estratégia paraguaia ficou bem definida: entregar a posse de bola à Turquia, fechar-se defensivamente e explorar o contra-ataque. Por sua vez, os turcos, pressionados pela necessidade de recuperar, sentiram enormes dificuldades para furar a bem organizada defesa sul-americana.

A melhor oportunidade da Turquia surgiu aos 35 minutos, quando um cabeceamento de Muldur, na sequência de um livre de Çalhanoglu, acertou na barra e no poste.

Contudo, uma expulsão antes do intervalo ameaçou complicar os planos paraguaios. Após uma falta sobre Patty, gerou-se um pequeno desentendimento e Miguel Almirón foi expulso com cartão vermelho direto por ter tapado a boca para dizer algo a Akgun, em conformidade com as novas regras disciplinares que punem o gesto.

Na segunda parte, a Turquia intensificou a pressão. O recém-entrado Deniz Gul, jogador do FC Porto, teve uma boa ocasião aos 62 minutos, mas o cabeceamento saiu à figura do guarda-redes Gill.

Apesar da superioridade numérica na segunda parte, a Turquia não conseguiu tirar partido da situação. A equipa continuou a lutar contra a muralha defensiva adversária, recorrendo a remates de longa distância como principal arma.

O tempo foi passando e o afastamento da Turquia tornou-se inevitável. A falta de sorte ficou novamente evidente aos 89 minutos, numa dupla oportunidade em que primeiro o guarda-redes Gill e depois um remate para fora de Gul (em fora de jogo) negaram o golo. Nem um último esforço de Demiral, aos 97 minutos, alterou o resultado.

Com este resultado, o Paraguai soma três pontos e vai disputar a qualificação para os 16 avos de final contra a Austrália, que tem a mesma pontuação. Por sua vez, a Turquia, que já tinha perdido com os australianos, está matematicamente afastada da fase a eliminar e fecha calendário com os Estados Unidos na última jornada.

A iniciar sessão com Google...