Oportunidade e reconhecimento
O País foi, ontem, a eleições, com as eleições presidenciais a marcarem o início de novo ciclo político. À hora em que escrevo esta crónica, o desfecho do sufrágio ainda é desconhecido. Qualquer que seja o resultado, esperamos que o novo Chefe de Estado continue a contribuir para a exaltação do Desporto.
Antes de mais, e neste fim de ciclo, importa agradecer os dez anos de presidência de Marcelo Rebelo de Sousa. Um Presidente da República que ficará na história pela forma estratégica como sempre viu o papel do desporto, e o futebol em particular, enquanto veículo de mudança social e embaixador do País.
Paralelamente, o Governo tem amanhã, terça-feira, no Porto, o Kick-Off do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo, com o início de um plano estratégico já apresentado pelo Governo, pela ministra da Cultura, Juventude e do Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
O Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo representa uma oportunidade estruturante para o desporto. Trata-se de uma iniciativa importante e o futebol português está disponível para, de forma construtiva, contribuir para a sua operacionalização. É importante manter esta linha de diálogo e registar a disponibilidade da FPF, Associações Distritais e Regionais, Associações de Classe, Liga Portugal e doutras federações para um plano com condições superiores para fazer a diferença. Este foi um ponto que constou da ordem de trabalho da primeira reunião do Conselho de Presidentes.
Os desafios com impacto maior no crescimento e sustentabilidade da indústria estão identificados, como o modelo de financiamento ou a criação de um novo modelo de escrutínio aos investidores. Implicam alterações maiores, em particular da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto e Regime Jurídico das Federações Desportivas. Uma das reformas urgentes — há muito identificada pelas diferentes federações — está no Estatuto do Dirigente Benévolo.
Da parte da FPF, estaremos sempre ao dispor do Governo para um diálogo permanente em prol do desenvolvimento do desporto. Estamos esperançosos que o novo rumo na presidência da república manterá as pontes estabelecidas pela anterior presidência.
PS — A Seleção Nacional de futsal masculino inicia, esta semana, a participação no Campeonato da Europa. Portugal é bicampeão europeu em título e chega a este torneio cheio de ambição. O futsal é um exemplo perfeito do grande trabalho em conjunto feito por clubes, ADR e municípios. Boa sorte aos nossos jogadores, superiormente orientados por Jorge Braz. Com trabalho e confiança, vai dar Portugal.