Patrícia Batista e Afonso Costa sagraram-se campeões da Europa de remo de mar na Turquia. Foto COP
Patrícia Batista e Afonso Costa sagraram-se campeões da Europa de remo de mar na Turquia. Foto COP

Oeiras recebe Mundiais de remo de mar e qualificação para JO 2028

Os remadores portugueses Afonso Costa e Patrícia Batista são os campeões da Europa da nova modalidade e sonham estar em Los Angeles

Oeiras vai voltar a receber os Mundiais de remo de mar, em 2027, um ano antes de a modalidade efetuar a estreia nos Jogos Olímpicos, em Los Angeles2028, anunciou esta quarta-feira a World Rowing.

Uma notícia que agrada aos portugueses Afonso Costa e Patrícia Batista que este ano se sagraram campeões da Europa de remo de mar e foram quartos no Mundial, que se realizou na Turquia.

À semelhança do que acontecia na prova de remo, nos Jogos Olímpicos anteriores, o remo de mar deve atribuir as principais vagas para Los Angeles 2028 no Mundial que antecede o evento e, neste caso, permitirá à dupla portuguesa jogar em casa pelos lugares de qualificação.

O organismo regulador do remo a nível mundial revelou os organizadores das edições de 2027 e 2028, que serão disputadas em Oeiras – palco do evento pela primeira vez em 2021 - e Antalya, na Turquia, onde se realizou a competição deste ano.