Guillermo Ochoa tem estado em destaque em Espanha

Ochoa explica porque foi tomar café e não voltou... para assinar contrato

Ex-guarda-redes do Aves SAD esteve prestes a rumar ao Burgos, mas transferência não se concretizou

Aquele que seria um dos grandes movimentos de mercado na segunda liga espanhola acabou numa autêntica novela, recheada de polémica. Depois de ter deixado o Aves SAD no final da temporada passada, Guillermo Ochoa esteve muito perto de prosseguir carreira no Burgos, com quem já tinha acordado praticamente todos os detalhes contratuais, mas a operação acabou por ruir no último momento.

A história ganhou contornos caricatos quando foi noticiado em Espanha que o guardião mexicano teria saído para tomar um café durante as negociações e nunca mais regressado, nem atendido às chamadas do clube.

A versão circulou rapidamente e espalhou a ideia de uma saída insólita. Contudo, em declarações recolhidas pelo jornal Marca, o jogador fez questão de corrigir a narrativa. Segundo o guarda-redes, o motivo da queda do negócio foi o Burgos ter alterado as condições previamente discutidas: «O clube alterou o valor do contrato de forma repentina e para baixo. Enviaram um contrato final com 60% das receitas publicitárias a favor do clube e uma cláusula de cinco milhões à parte.»

Perante esta alteração, o jogador recusou-se a assinar: «O valor final nem sequer chegava ao salário mínimo da categoria.»

A mesma fonte adianta que o jogador suspeitava que o clube só pretendia garantir receitas publicitárias, algo que Ochoa garante devido à sua enorme popularidade no seu país. Com este capítulo fechado, aos 40 anos, Ochoa continua à procura de novo destino para prolongar a carreira e perseguir o objetivo maior: estar presente no Mundial de 2026, aquele que seria o seu sexto consecutivo.

Sugestão de vídeo