O único internacional inglês que nunca tinha vivido em Inglaterra antes de ser chamado à seleção A
Owen Hargreaves foi chamado à seleção A de Inglaterra sem nunca tinha vivido em Inglaterra. Filho de mãe galesa e pai inglês, Owen Hargreaves cresceu no Canadá e era elegível para representar os três países.
O ex-futebolista foi chamado para representar o País de Gales no escalão de sub-19 e foi chamado para vestir a camisola seleção A dos três leões quando jogava no Bayern, na Alemanha. Owen Hargreaves rumou aos bávaros em 1997/1998, na altura para os sub-17, depois de deixar os canadianos do Calgary Foothills.
A sua estreia por Inglaterra aconteceu num jogo particular frente aos Países Baixos, a 15 de agosto de 2001. Owen Hargreaves jogou 45 minutos na derrota com os neerlandeses, por 0-2. Os golos foram apontados por Mark van Bommel e Ruud van Nistelrooy.
Participação em três grandes competições por seleções e Portugal como carrasco
Owen Hargreaves vestiu as cores de Inglaterra em três grandes competições: Mundial 2002 (Coreia do Sul/Japão), Euro 2004 (Portugal) e Mundial 2006 (Alemanha).
Em 2002, Inglaterra passou a fase de grupos com cinco pontos, os mesmos que a Suécia, afastou a Dinamarca nos oitavos de final, mas caiu nos quartos contra o Brasil.
Dois anos depois, no Euro 2004, jogado em Portugal, a equipa das quinas foi carrasca de Inglaterra. Após ficar em segundo na fase de grupos, atrás de França, os ingleses, orientados por Sven-Goran Eriksson, defrontaram Portugal nos quartos de final e perderam no desempate da marca das grandes penalidades, depois de empate (2-2) nos 120 minutos.
Para sempre na memória dos portugueses fica a defesa sem luvas de Ricardo e o penálti decisivo marcado pelo guarda-redes.
Em 2006, na Alemanha, Portugal voltou a afastar Inglaterra no desempate da marca das grandes penalidades, nos quartos de final. Ricardo defendeu três penáltis e Cristiano Ronaldo concretizou a grande penalidade decisiva.
Bagagem cheia de títulos na Alemanha e mudança para Inglaterra
No Bayern, Owen Hargreaves conquistou muitos títulos, entre os quais uma UEFA Champions League, quatro títulos de campeão e uma Taça Intercontinental. O antigo médio, aos 26 anos, mudou-se para o Manchester United em 2007/2008, onde estavam Cristiano Ronaldo e Nani.
Em Old Trafford, Owen Hargreaves fez 34 jogos, dois golos e três assistências na temporada de estreia. Logo na primeira época, conquistou UEFA Champions League e Premier League.
Problemas físicos e fim de carreira aos 31 anos
Nas três temporadas seguintes começaram os problemas físicos e fez apenas cinco jogos. Owen Hargreaves foi operado aos dois joelhos e chegou a ficar mais de dois anos sem jogar pelo Manchester United, saindo em final de contrato. Ainda assinou por um ano pelo Manchester City, mas somou apenas quatro jogos e um golo, antes de despedir-se dos relvados aos 31 anos, em 2012.
— Manchester City (@ManCity) November 3, 2017
«Ofereci-me para jogar sem receber salário»
Em 2011, ainda antes de rumar ao Manchester City, onde viria a ser campeão inglês, Owen Hargreaves assumiu que estava disponível para continuar nos red devils sem receber.
«Houve uma fase em que me ofereci para jogar se receber salário, só queria continuar no Manchester United. Mas eles disseram-me que eu ia querer fazê-lo. Provavelmente tinham razão. Não os posso culpar por me terem mandado embora», disse, em entrevista ao Daily Mail.
Artigo originalmente publicado em agosto de 2025