Johan Manzambi, jovem médio de 20 anos da Suíça e do Friburgo
Johan Manzambi, jovem médio de 20 anos da Suíça e do Friburgo - Foto: IMAGO

O herói improvável da Suíça: «Não vou dormir esta noite»

Manzambi, jovem médio de 20 anos, entrou na segunda parte com o marcador a zeros e bisou na goleada por 4-1 à Bósnia, tendo sido eleito pela FIFA como o melhor em campo

Johan Manzambi foi a figura central na goleada da Suíça sobre a Bósnia por 4-1. O jogador do Friburgo saltou do banco para bisar e mudar o rumo da partida. Com dois golos e uma exibição de gala, o médio de 20 anos emerge como uma das figuras desta segunda jornada do Mundial e um dos jovens talentos a seguir com atenção no resto do torneio.

Manzambi, que entrou aos 25 minutos da segunda parte, precisou de apenas três minutos em campo para inaugurar o marcador. Mais tarde, apontou o terceiro golo da sua equipa, selando uma exibição que lhe valeu o prémio de melhor em campo.

No final do encontro com a Bósnia, Manzambi não escondeu a emoção. «É um sonho tornado realidade jogar um Campeonato do Mundo, marcar golos e ser o melhor em campo. Não vou dormir esta noite», afirmou, acrescentando: «Eu sabia que, se o treinador me chamasse, daria o meu melhor. Acho que dei o meu melhor e trabalhei com a minha equipa.»

O médio aproveitou ainda para deixar uma mensagem aos adeptos suíços, que se mostraram descontentes com as exibições iniciais da seleção. «Queríamos ganhar, sabíamos que tínhamos de dar tudo. No começo não estivemos bem e queríamos fazer melhor. Contra o Qatar também não estivemos ao nosso melhor nível. Somos uma equipa maravilhosa. Os nossos adeptos não ficaram muito satisfeitos, mas hoje mostrámos que podem contar connosco», atirou.

Nascido em Genebra e com ascendência angolana e congolesa, vive um momento de ascensão meteórica na sua carreira. Chegou ao Mundial 2026 com o estatuto de Jogador Revelação da UEFA Europa League de 2025/26, um prémio atribuído pela UEFA ao melhor jogador sub-21 da competição.

A sua transferência para o Friburgo, da Alemanha, ocorreu em 2023, tendo sido integrado na equipa principal em 2024. Desde então, afirmou-se como uma das grandes promessas do futebol suíço. Na época passada, participou nos 15 jogos da campanha que levou o Friburgo à final da Liga Europa (eliminou o SC Braga), contribuindo com dois golos e duas assistências.

A iniciar sessão com Google...