O contraste da carreira de Gareth Bale no Real Madrid e Tottenham
Surpreendentemente, ou não, o primeiro troféu da carreira de Gareth Bale foi conquistado no Tottenham, equipa pelo qual deixou o seu clube de formação, o Southampton, no verão de 2007 e a troco de cerca de 15 milhões de euros.
O galês levantou um título na sua época de estreia nos spurs, a Taça da Liga inglesa, após ganhar o dérbi londrino no prolongamento da final diante do Chelsea (2-1), tendo participado apenas no primeiro jogo da competição, devido a lesão. No entanto, esse foi o seu primeiro e último troféu pelo Tottenham, que 17 anos depois voltou a conquistar um título, a UEFA Europa League em 2025.
Depois de seis temporadas no norte de Londres, as últimas cinco a seco, o Tottenham recebeu uma proposta irrecusável do Real Madrid pelo atacante, que começou a sua carreira como lateral-esquerdo: 101 milhões de euros, tornando-se na altura no jogador mais caro do mundo, a seguir a Cristiano Ronaldo, seu companheiro de ataque.
Em sete anos em Espanha, Bale conquistou nem mais nem menos do que 15 troféus! Cinco Champions League, três LaLiga, três Mundial de Clubes, três Supertaças Europeias, uma Taça do Rei e uma Supertaça de Espanha. Em todas as épocas que esteve em Madrid venceu pelo menos um troféu, praticamente o oposto do que acontecia em Inglaterra.
Em 2019/20, começaram os problemas musculares e o extremo acabou por regressar ao Tottenham, cedido pelos merengues, até ao final da temporada de 2020/21. Apesar dos 16 golos e 3 assistências que fez em 34 jogos, o clube não conquistou nenhum troféu e essa foi mesmo a primeira época em que Bale não ganhou qualquer troféu... desde que saiu dos spurs, em 2013.
De regresso à capital espanhola para o final do seu contrato, o galês participou em apenas 7 jogos em 2021/22, mas foi suficiente para receber as medalhas de vencedor da LaLiga, da Supertaça de Espanha e também de mais uma Liga dos Campeões.
Para terminar a sua carreira, e também para jogar o Mundial 2022 pelo País de Gales, Bale rumou aos Estados Unidos de América, onde esteve apenas alguns meses e conquistou mais dois troféus: a MLS e o Supporters Shield. Será mesmo um problema do Tottenham ou terá o clube inglês quebrado o enguiço?