Shakespeare, agricultor e engano no correio: as origens do nome Tottenham Hotspur
Desde abril de 1884, dois anos depois do clube ter sido formado, que o nome oficial do Tottenham é Tottenham Hotspur Football Club. Inicialmente, eles eram apenas chamados de Hotspur Football Club, tendo sido fundados por membros do Hotspur Cricket Club, que queriam jogar outro desporto apenas durante os meses de inverno e escolheram o futebol.
Porém, já havia outro clube em Londres chamado Hotspur FC, pelo que os dois clubes recebiam, por engano, o correio um do outro, portanto a solução foi acrescentar Tottenham a Hotspur. Mais tarde, a alcunha spurs pegou.
O outro nome considerado para o clube era Northumberland Rovers, isto porque o clube de cricket jogava no Northumberland Park em Tottenham, mas esse parque, e também o clube, decidiram homenagear o Duque de Northumberland do século 14, Sir Henry Percy, e receberam o seu nome, ou melhor, a sua alcunha.
Sir Henry Percy, mais conhecido como Harry Hotspur na peça King Henry IV Part 1, figura proeminente do famoso dramaturgo William Shakespeare, e a sua família eram proprietários de terras na área conhecida como Northumberland Park e em Tottenham Marshes, onde o clube disputou os seus primeiros jogos.
De facto, o edifício histórico conhecido como Percy House, que é atualmente a sede da Fundação Tottenham Hotspur e fica mesmo ao lado do estádio, foi construído por Sir Hugh Smithson, Duque de Northumberland, no início da década de 1740, que herdou a fortuna e as terras da família Percy de Northumberland, cujo antepassado era Harry Hotspur.
Mas quem foi Harry Hotspur? Sir Henry Percy foi um cavaleiro inglês que combateu em várias guerras contra o exército escocês e na Guerra dos Cem Anos contra a França. Chamavam-lhe Hotspur, porque os escoceses elogiavam a sua enorme velocidade a cavalo. Dizia-se que tinha de ter hot spurs, ou melhor, esporas quentes, nas botas para que o cavalo corresse tão depressa... e é daí que vem a sua alcunha.
Por outro lado, segundo o Dicionário inglês de Oxford, Hotspur é definido como uma pessoa que é «precipitada ou impetuosa», sendo que há quem diga que a alcunha foi dada pelos escoceses, por causa do seu estilo agressivo de combate.
E, por fim, de onde vem o nome Tottenham? Para descobrir a origem do nome, temos de recuar até ao século VII, no coração da Inglaterra anglo-saxónica. A área era originalmente uma povoação rural, parte do Reino de Essex, e o seu nome deriva do inglês antigo. Acredita-se que a primeira parte do nome, Tot, seja uma referência a uma pessoa, Tota.
A segunda parte, ham, é uma palavra do inglês antigo que significa homestead ou village. Portanto, Tottenham traduz-se aproximadamente por «propriedade rural de Tota» ou «aldeia de Tota». Mas quem era Tota? A primeira menção registada a Tottenham encontra-se no Domesday Book de 1086, que refere Tottenham como uma povoação na centena de Edmonton, no condado de Middlesex. Nesta altura, a área ainda era maioritariamente rural e agrícola, com a terra a ser trabalhada por camponeses sob o domínio dos senhores locais, julgando-se, portanto, que Tota era um agricultor.