Após um longo calvário, está chegar o tempo dos sorrisos para Nuno Santos (Foto IMAGO)
Após um longo calvário, está chegar o tempo dos sorrisos para Nuno Santos (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Nuno Santos volta no Sporting para jogar a meio de janeiro

Calvário do esquerdino, lesionado desde 26 de outubro do ano passado, já tem data marcada para, finalmente, acabar. Renovação de contrato como 'prémio' começará a ser discutida por essa altura

Está finalmente a chegar ao fim o longuíssimo calvário de Nuno Santos, pois, segundo A BOLA apurou, o esquerdino regressará à competição por volta de 15 de janeiro, ou seja, daqui a mais ou menos três semanas. Para essa altura, os leões têm marcado para o fim de semana de 18 o encontro com o Casa Pia, referente à ronda 18 da Liga.

Antes disso, o camisola 11 ainda falhará os jogos com o V. Guimarães (amanhã para a Liga e a 6 de janeiro na meia-final da Allianz Cup ), Rio Ave (28 deste mês), Gil Vicente (2 de janeiro) e, eventualmente, a final da Taça da Liga, agendada para 10 de janeiro, caso a equipa de Rui Borges consiga o apuramento.

Depois desse mini interregno no campeonato e do encontro com os gansos, os verde e brancos têm dois jogos decisivos para potencial apuramento para a fase seguinte ou playoff da Champions, em casa diante do campeão europeu PSG (20 de janeiro) e Athletic Bilbao (dia 28). E por essa altura já Rui Borges poderá contar, quase com firmíssima certeza, com Nuno Santos, algo que ainda não aconteceu.

De facto, na sexta-feira cumpre-se um ano desde que o treinador natural de Mirandela, 45 anos, assumiu o comando técnico dos leões e a lesão de Nuno Santos aconteceu dois meses antes.

A 26 de outubro de 2024, no tempo de compensação da primeira parte da partida com o Famalicão, após uma disputa de bola com o francês Zaydou Youssouf, o futebolista natural da Trofa caiu prostrado no relvado agarrado ao joelho direito. Saiu de maca e em lágrimas e logo se suspeitou de lesão grave. O diagnóstico final surgiu após a realização dos exames complementares de diagnóstico: rotura completa do tendão rotuliano e intervenção cirúrgica marcada para os dias seguintes.

No hospital, após a operação - Foto: INSTAGRAM/NUNO SANTOS

Sem grandes informações por parte da Unidade de Performance do Sporting, surgiu logo a informação de que a paragem seria prolongada e o risco mínimo na recuperação, pois tratou-se da terceira lesão grave nos joelhos.

A época 2024/25 parecia definitivamente comprometida, mas Nuno Santos ainda tentou estar na final da Taça de Portugal, em finais de maio. Nada feito. Abdicou de uma parte das férias para recuperar e apontou para a Supertaça Cândido de Oliveira, em finais de julho. Plano de novo furado.

O processo de recuperação continuou e Nuno Santos regressou ao trabalho de campo a meio de novembro, fazendo apenas e só corrida e há sensivelmente três semanas começou o trabalho com bola, ao qual está a responder positivamente. Por isso, nesse sentido, o retorno à competição está agora agendado para 15 de janeiro.

Rui Borges agradecerá o retorno de Nuno Santos, pois considera-o opção muito válida para as alas, pois tanto poderá jogar na defesa do 4x2x3x1 como no trio atrás do ponta de lança. O técnico já lamentou nunca poder ter equacionado o esquerdino, que considera um jogador «ranhoso» que muita falta faz, não só pela qualidade futebolística, mas também pela garra e resiliência contagiantes.

CONTRATO ATÉ 2027

Após o regresso de Nuno Santos à competição, o futebolista e o seu agente sentar-se-ão com a administração da SAD e com o diretor geral para o futebol, Bernardo Morais Palmeiro, para começar a discutir a renovação de contrato com o Sporting, em princípio até 2030.

O futebolista já tem 30 anos e o atual vínculo expira em 2027, mas os responsáveis leoninos pretendem premiá-lo pela dedicação, resiliência e amor ao clube, ele que é dos jogadores mais queridos pelos adeptos.