Marin Cilic, tenista croata de 37 anos
Marin Cilic, tenista croata de 37 anos - Foto: IMAGO

«Ninguém me disse que tinha 599 vitórias, senão teria feito mais um jogo»

Marin Cilic igualou o número de triunfos do seu antigo treinador Goran Ivanisevic e está a mais um de se tornar no tenista croata mais vitorioso da história, de forma isolada

Marin Cilic (37 anos, 70.º ATP) qualificou-se para a terceira ronda do Open da Austrália após vencer Denis Shapovalov (26 anos, 23.º mundial) por 6-4, 6-3, 6-2, alcançando o mesmo número de vitórias no circuito que o lendário Goran Ivanisevic. Ainda é possível jogar bom ténis, e com vitórias, aos 37 anos.

Derrotou o canadiano Denis Shapovalov, 11 anos mais novo, em três sets, e depois falou sobre a longevidade num desporto em rápida evolução. E tomou Wawrinka (40 anos) como exemplo, embora este esteja no último ano da sua carreira. «Ele é uma motivação para mim, para continuar mais três anos [risos]. Não sei, veremos. Vou levar ano a ano. Acredito que, se queres jogar a este nível, tens de ser profissional desde os 15, 16, 17 anos, e cuidar do teu corpo», refletiu Cilic.

Quanto a estar no top-10 perto dos 40 anos – como é o caso de Novak Djokovic (38) – Marin voltou-se para a evolução do desporto. «É mais ciência do que qualquer outra coisa. Estamos mais conscientes sobre o que devemos comer, como nos devemos cuidar. Cada um é único, alguns tiveram dificuldades com lesões. No geral, porém, são bons tempos com pessoas que podem jogar de forma fantástica aos 35, 36, 37 anos. As gerações mais jovens podem aprender com estas experiências», acrescentou.

Marin Cilic com o ex-treinador Ivanisevic

Com a vitória sobre Shapovalov, o antigo número 3 mundial igualou o recorde de Goran Ivanisevic, seu antigo treinador, para o maior número de vitórias no circuito por um jogador croata: 599! «Acho que é uma conquista incrível para qualquer croata. Quando trabalhava com o Goran, ele disse-me uma vez: 'Ninguém me disse que tinha 599, senão teria jogado mais um jogo'. Divertimo-nos com isso. Claro, temos carreiras diferentes, tempos diferentes. Somos jogadores diferentes, mas para chegar a este número de vitórias é preciso ser consistente durante muitos anos», concluiu Cilic.

O próximo adversário do duplo finalista de Grand Slam será o 12.º cabeça de série, Casper Ruud, com o norueguês a liderar por 4-0 nos confrontos diretos.