Paulo Futre no Atl. Madrid, que representou entre 1987 e 1992 (A BOLA)

Neste dia em 1989: outros tempos na qualificação para o Mundial

Rui Barros, Sobrinho e Futre, os emigrantes do futebol português em destaque na primeira página de a A BOLA de 2 de setembro de 1989, em vésperas de jogo de qualificação para o Itália-90

A BOLA fazia manchete a 2 setembro de 1989 com a Seleção Nacional, que tentava a qualificação para o Mundial-90, que se realizou em Itália. Tempos bem diferentes, como se percebe pela 1.ª página, com Rui Barros (Juventus), Sobrinho (Racing Paris) e Futre (Atlético Madrid), «os três emigrantes do futebol português» em destaque.

Portugal, liderado por Juca, acabou por perder na Bélgica, por 0-3, e terminou em 3.º lugar no grupo, atrás dos diabos vermelhos e da Checoslováquia, e disse adeus ao Itália-90.  Silvino, João Pinto, Venâncio, Veloso, Paneira, Carlos Xavier, André, César Brito e os emigrantes formaram o onze.

Agora, curiosamente, em vésperas do arranque do apuramento para o Mundial-2026, tudo é bem diferente e os eleitos de Roberto Martínez, para os jogos com Arménia e Hungria, que estão na Liga não passam de meia dúzia: Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves, Trincão (Sporting), António Silva (Benfica) e Diogo Costa (FC Porto).