NBA: multa milionária para equipa que poupou estrela em jogo com transmissão nacional
Os Cleveland Cavaliers foram multados em 250 mil dólares, cerca de 215 mil euros, pela NBA, depois da decisão de poupar Darius Garland frente aos Toronto Raptors, no passado dia 24 de novembro.
No dia anterior, a formação de Ohio também tinha jogo, frente aos Los Angeles Clippers. Com um back to back, a equipa técnica decidiu utilizar Garland apenas frente aos Clippers, e poupá-lo diante dos Raptors.
O problema é que o encontro com os Raptors tinha transmissão televisiva nacional, o que acabou por despoletar a multa pesada da NBA.
Em comunicado, a liga norte-americana de basquetebol esclareceu que «a violação ocorreu quando os Cavaliers não disponibilizaram Garland para o jogo com transmissão nacional a 24 de novembro, optando por utilizá-lo no dia 23, num jogo sem essa cobertura».
A NBA, refira-se, tem uma política muito apertada em relação à utilização dos jogadores, sobretudo os de maior destaque, devido à valorização da liga.
De resto, é a segunda vez que a organização de Cleveland é multada por esta razão, e por isso é o valor da multa ser tão elevado. Anteriormente, os Cavaliers já haviam sido multados em 100 mil dólares (86 mil euros) por pouparem Donovan Mitchell e Evan Mobley num jogo diante os Miami Heat.
«Tenho de zelar pelos melhores interesses da equipa. O meu principal trabalho é proteger a saúde dos nossos jogadores», defendeu na ocasião o treinador dos Cavs, Kenny Atkinson.
Garland, refira-se, tem tido uma época com muitos problemas físicos. Até agora, fez apenas oito jogos em 23 possíveis, com médias de 13.6 pontos, 6.5 assistências e 2.8 ressaltos por partida.