Donovan Mitchell, jogador dos Cavaliers - Foto: IMAGO

NBA multa Cavaliers por poupar estrelas

Em causa está o descanso de dois jogadores considerados «estrelas» no mesmo jogo, o que vai contra as regras da liga de basquetebol norte-americana

A NBA aplicou uma multa de 100 mil dólares (cerca de 86 mil euros) aos Cleveland Cavaliers por violação da política de participação de jogadores da liga. A sanção deve-se à decisão da equipa de poupar Donovan Mitchell e Evan Mobley no jogo fora de casa contra os Miami Heat, a 12 de novembro.

Donovan Mitchell

Ambos os atletas são classificados como jogadores estrela segundo as novas diretrizes da liga, implementadas antes da temporada 2023-24. Esta política visa combater a gestão de esforço (conhecida como load management) e incentivar a participação dos principais jogadores nos jogos da fase regular.

A equipa de Cleveland, que atravessava uma sequência exigente de seis jogos em oito dias, justificou a ausência de ambos os jogadores com «descanso», conforme indicado no boletim clínico. No entanto, a ausência simultânea de duas estrelas no mesmo jogo motivou a penalização por parte da liga.

Evan Mobley, dos Cleveland Cavaliers, foi eleito Defensor do Ano na última temporada

Curiosamente, tanto Mitchell como Mobley tinham participado no jogo contra a mesma equipa de Miami dois dias antes, a 10 de novembro, que resultou numa derrota após prolongamento. Ambos voltaram a alinhar na noite seguinte, a 13 de novembro, num jogo em Cleveland, demonstrando que não se encontravam lesionados.