Giannis Antetokounmpo deixa os Bucks - Foto: IMAGO

Os Milwaukee Bucks trocaram a sua maior estrela, Giannis Antetokounmpo, juntamente com Bobby Portis, para os Miami Heat, num negócio que abalou a NBA. Em troca, os Bucks recebem Tyler Herro, Kel'el Ware, Jaime Jaquez Jr., Kasparas Jakucionis e um vasto conjunto de escolhas de draft, segundo a ESPN.

O pacote enviado para Milwaukee inclui três escolhas de primeira ronda do draft — a 13.ª escolha desta terça-feira e as escolhas não protegidas dos Heat de 2031 e 2033 —, a possibilidade de troca entre Bucks e Heat em 2030 (Milwaukee ficará com a que for melhor) e uma escolha de segunda ronda em 2033.

A transferência, finalizada na noite de segunda-feira entre os diretores-gerais Jon Horst (Bucks) e Andy Elisburg (Heat), será oficializada a 6 de julho, por motivos salariais. Trata-se de um negócio direto entre as duas equipas, embora o acordo permaneça aberto a uma possível expansão para incluir outras equipas, à semelhança do que aconteceu no passado em negócios semelhantes — Herro, apesar de ser natural de Milwaukee, tem apenas mais um ano de contrato, e é provável que os Bucks tentem encaminhá-lo para outra equipa.

Com esta aquisição, Pat Riley, presidente dos Heat, consegue mais uma contratação de peso para a história da equipa de Miami, juntando Antetokounmpo a uma lista de elite que inclui nomes como LeBron James, Shaquille O'Neal, Chris Bosh, Alonzo Mourning e Jimmy Butler. O duas vezes MVP da NBA e MVP das Finais de 2021 fará agora dupla com Bam Adebayo, com o objetivo de liderar a equipa na luta pelo título da Conferência Este.

Os Boston Celtics terão sido o outro finalista na corrida por Antetokounmpo, tendo apresentado uma proposta agressiva que incluía Jaylen Brown, o MVP das Finais de 2024, e duas escolhas de primeira ronda. No entanto, os Bucks optaram pela oferta dos Heat, privilegiando uma abordagem de longo prazo com mais flexibilidade, contratos controlados e talento jovem para o novo treinador Taylor Jenkins.

Para Milwaukee, além das futuras escolhas do draft, o negócio centra-se nos jovens Kel'el Ware (22 anos) e Kasparas Jakucionis (20), escolhidos pelos Heat na primeira ronda 2024 e 2025, respetivamente.

A vontade do próprio Antetokounmpo foi um fator decisivo para a troca. Com apenas mais um ano de contrato garantido antes de uma opção de jogador em 2027, o seu poder de influenciar o destino era considerável, uma vez que qualquer equipa interessada precisava da garantia de um compromisso a longo prazo. A partir de 6 de janeiro, o grego será elegível para assinar uma extensão de contrato que pode chegar aos 240 milhões de euros por quatro anos.

Giannis Antetokounmpo deixa os Bucks após 13 épocas, durante as quais se transformou numa das maiores figuras da liga. Foi 10 vezes All-Star, duas vezes MVP e Jogador Defensivo do Ano em 2020. O ponto alto da sua carreira em Milwaukee foi a conquista do título da NBA em 2021, o primeiro da equipa em 50 anos, onde foi nomeado MVP das Finais.

Com a saída de Giannis e a inclusão de Portis no negócio, e com Thanasis Antetokounmpo como agente livre, já não resta qualquer jogador da equipa campeã de 2021 em Milwaukee.

A iniciar sessão com Google...