Imagem de problemas no VAR chega da terceira divisão espanhola
Imagem de problemas no VAR chega da terceira divisão espanhola

Não foi só em Portugal: comunicação no VAR falhou e houve improviso (vídeo)

Episódio chega da 3.ª divisão espanhola, a lembrar caso semelhante num jogo do FC Porto

O encontro entre Mérida e Ponferradina, da 3.ª divisão espanhola, está a dar que falar por uma falha na comunicação do VAR que obrigou os árbitros a encontrarem alternativa no momento de debaterem a revisão de um lance.

Com a falha no canal habitual de comunicação, a ligação entre o árbitro principal e os responsáveis pela videoarbitragem foi realizada através de... telemóvel. O momento, descrito pela Imprensa espanhola como surreal, não é, contudo, inédito.

Em Portugal, houve caso semelhante. Aconteceu no FC Porto-Arouca, de 3 de setembro de 2023. Na altura, o árbitro Miguel Nogueira também se viu obrigado a contactar o VAR por telemóvel, porque falhou a comunicação audiovisual, tendo decidido com base na análise dos colegas de arbitragem (já que não tinha imagens para fazer avaliação própria).

Na origem do problema, recorde-se, esteve o facto de o aparelho ter ficado sem bateria.