Rússia nos Jogos Olímpicos de 2028? O primeiro passo oficial
A presidente do Comité Olímpico Internacional, Kirsty Coventry, transmitiu o sinal mais claro até agora sobre um possível regresso da Rússia ao cenário olímpico, com vista aos Jogos Olímpicos de 2028, agendados para Los Angeles.
A mensagem surge um dia depois de o presidente da FIFA, Gianni Infantino (55 anos), ter expressado publicamente o seu desejo de que a Rússia seja reintegrada nas competições internacionais de futebol.
O tema foi abordado no discurso de abertura da 145.ª sessão do Comité Olímpico Internacional (COI), realizada em Milão, com a dirigente a defender a separação do desporto das decisões políticas dos governos.
Embora não tenha mencionado explicitamente a Rússia, a sua posição foi interpretada como uma referência direta à exclusão imposta após a invasão da Ucrânia em 2022. «Somos uma organização desportiva. Compreendemos a política e sabemos que não operamos num vácuo. Mas o nosso objetivo é o desporto. Isso significa manter o desporto com um caráter neutro. Um lugar onde cada atleta possa competir livremente, sem ser constrangido pela política ou pelas divisões dos seus governos», declarou Coventry, segundo o The Guardian.
A presidente do COI continuou: «Num mundo cada vez mais dividido, este princípio é mais importante do que nunca. É o que permite que os Jogos Olímpicos continuem a ser um lugar de inspiração, onde os atletas do mundo podem reunir-se e mostrar o melhor da nossa humanidade.»
As declarações foram bem recebidas pelos oficiais russos. Shamil Tarpischev, membro russo do Comité Olímpico Internacional (COI), confirmou que as relações entre Moscovo e o organismo olímpico melhoraram. «No discurso, foi claramente sublinhado que o fator político não deve desempenhar um papel. O desporto é sobre inspiração e futuro. Por enquanto, as coisas estão a correr bem. Há ainda muitas discussões», disse o membro russo à imprensa alemã.
Desde 2022, o COI permitiu a participação limitada de atletas russos como neutros, sem bandeira e hino.
Artigos Relacionados: