Mundial 2026: os dois caminhos para Portugal indicam que... é melhor ganhar
Nisto do futebol, o melhor é sempre ganhar. Mas há alguns incentivos que dão ainda mais força a essa velha máxima.
Falamos da eliminatória da Seleção contra a Dinamarca, nos quartos de final da Liga das Nações. E o que é isso tem a ver com o sorteio do Mundial 2026? Tudo. Tem tudo, caros leitores!
Porque o desfecho dessas partidas é que vai definir qual o grupo de Portugal na qualificação para a prova que decorre nos EUA, Canadá e México.
As condicionantes já eram conhecidas antes de as bolas começarem a rolar em Zurique. Mas aquilo que a sorte definiu para Portugal é que o caminho será mais acessível caso a equipa de Roberto Martínez seja um dos quatro países presentes na final-four da Liga das Nações.
Se Portugal ganhar à Dinamarca, irá integrar o grupo F, juntamente com Hungria, Irlanda e Arménia. Já no caso de derrota com os nórdicos, será o grupo C a receber Portugal como cabeça de série, tendo como adversários a Grécia, Escócia e Bielorrúsia.
Recorde-se que o primeiro calssificado de cada grupo apura-se diretamente para o Mundial. Os segundos classificados disputam um play-off de 16 equipas, juntamente com os quatro melhores da Liga das Nações, que não conseguirem o apuramento. Isto significa que Portugal irá, pelo menos, ao play-off, algo que garantiu ao vencer o grupo A1 da Liga das Nações.