Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense, procura evitar registo que não se vê desde 2021/22
Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense, procura evitar registo que não se vê desde 2021/22 - Foto: IMAGO

Moreirense: imperativo não perder para evitar série negra da última descida

Equipa de Vasco Botelho da Costa sofreu três derrotas consecutivas. Última vez que os cónegos perderam quatro jogos seguidos foi em 2021/22, época que acabou com a queda à Liga 2

Após um arranque de temporada francamente positivo, com três vitórias nas três rondas inaugurais da Liga, o Moreirense de Vasco Botelho da Costa perdeu algum gás nas últimas semanas e perder os últimos três encontros que disputou, contra Nacional (2-3, na Madeira), Fafe (0-1, na Taça de Portugal) e FC Porto (1-2, em casa).

A visita de domingo ao reduto do Arouca surge, por isso, como uma oportunidade para os minhotos reencontrarem o trilho dos triunfos ou, pelo menos, quebrarem a série de desaires consecutivos. Até porque a última vez que se registaram quatro derrotas seguidas traz péssimas memórias ao clube de Moreira de Cónegos.

Aconteceu há quatro temporadas, em 2021/22, entre o final de março e abril: na altura, o Moreirense, então orientado por Ricardo Sá Pinto, perdeu frente a Marítimo, Sporting, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, no ponto baixo de uma sequência de sete encontros sem conhecer o sabor da vitória, comprometendo a continuidade no principal escalão.

Os cónegos acabaram por disputar o play-off com o Chaves, do qual saíram derrotados, tombando para a Liga 2. Na época seguinte, porém, acabariam por assegurar o bilhete de regresso à Liga e não voltaram a cair. Desde então, aliás, só por uma vez o Moreirense averbou três desaires consecutivos: entre janeiro e fevereiro deste ano, quando perderam diante de Arouca (o adversário de domingo...), SC Braga e Benfica.

De resto, para o embate da 10.ª jornada, Vasco Botelho da Costa já poderá contar com Vasco Sousa, que, por ter sido expulso na visita ao Nacional, cumpriu suspensão contra o Fafe, na Taça, e não pôde atuar frente ao FC Porto, por estar cedido pelos dragões. Kiko Bondoso é, nesta altura, a única dúvida.