Herman Johansson festeja mais uma vitória do Mjallby
Herman Johansson festeja mais uma vitória do Mjallby - Foto: IMAGO

Mjällby, de uma Hällevik com 1.500 habitantes, pode festejar título sueco no sofá

Pequeno clube da vila piscatória do sul do país festejará se o Hammarby não vencer na visita ao IFK Gotemburgo

O Mjällby AIF, fundado em 1939, está prestes a escrever uma das páginas mais improváveis da história recente do futebol europeu. O pequeno clube da vila piscatória de Hällevik, com apenas 1.485 habitantes, encontra-se a um passo de conquistar o título inédito de campeão sueco.

O conjunto treinado por Anders Torstensson venceu este sábado o Elfsborg por 2-0, com golos de Jacob Bergstrom, aos 39 minutos, e Tom Pettersson, aos 59. Assim, se o Hammarby não vencer amanhã na visita ao histórico IFK Gotemburgo, o troféu viajará automaticamente para a costa sul da Suécia, coroando o Mjällby como campeão nacional e transformando-o no clube proveniente da localidade menos povoada a vencer um campeonato de uma das principais nações da UEFA.

Trata-se de uma história de superação e identidade local. O Mjällby, sediado num ponto do mapa mais conhecido pela pesca do que pelo futebol, tem vindo a desafiar as lógicas financeiras e desportivas da Suécia. Com um orçamento modesto e um estádio que mal ultrapassa os 7 mil lugares, a equipa construiu o seu sucesso com base na organização, espírito coletivo e ligação à comunidade. O Blekinge County, região onde se situa Hällevik, tem acompanhado esta caminhada com entusiasmo crescente. As imagens das ruas decoradas com as cores amarelas e pretas do clube tornaram-se virais nas últimas semanas, à medida que o sonho se foi tornando cada vez mais real.

Com o título à vista, o Mjällby prepara-se para entrar na história do futebol sueco e europeu, provando que a grandeza, no desporto, nem sempre se mede em números ou recursos. Às vezes, basta uma aldeia à beira-mar e uma equipa que acredita que no futebol tudo é possível.