Mirassol faz história: da Série B à Libertadores em apenas um ano
Na sua época de estreia no Brasileirão, o Mirassol, que celebra 100 anos de existência, garantiu a qualificação para a fase de grupos da Libertadores a uma jornada do fim do campeonato. Este feito histórico foi confirmado com uma vitória fora de casa contra o Vasco da Gama.
Embora um empate, ou até mesmo uma derrota, lhes pudesse ser favorável caso os rivais Fluminense e Botafogo não vencessem, o Mirassol não quis arriscar e ganhou mesmo por 2-0 . Os golos memoráveis foram marcados por Renato Marques e Carlos Eduardo nos últimos 20 minutos do jogo.
O clube já havia estabelecido um recorde como estreante com o maior número de pontos conquistados na Série A, e isso nove jornadas antes do final da temporada. Com a vitória sobre o Vasco foi um passo além, garantindo no mínimo o quarto lugar na tabela (matematicamente ainda pode ser terceiro, ultrapassando o Cruzeiro de Leonardo Jardim, mas é improvável), e tudo isso alcançado com investimentos financeiros mínimos.
A chave do sucesso reside no treinador Rafael Guanaes. Ele assumiu a equipa de Eduardo Barroca pouco antes do início do campeonato, após resultados menos expressivos no Paulista.
Guanaes provou que, mesmo com recursos modestos, é possível jogar um futebol atraente e vitorioso. O Mirassol é a segunda equipa mais eficaz da liga, com 60 golos marcados, o mesmo número que o finalista da Libertadores, o Palmeiras. Apenas o campeão sul-americano, o Flamengo, é mais eficaz, com 76 golos.
Desta forma, na próxima temporada, o Mirassol, lutará pela honra do futebol brasileiro na Taça Libertadores.