Miguel Oliveira fez o 21.º tempo em Valência. Foto André Carvalho/A BOLA
Miguel Oliveira fez o 21.º tempo em Valência. Foto André Carvalho/A BOLA

Miguel Oliveira vai à primeira qualificação e Acosta faz promessa estética

Português da Prima Pramac terminou em 21.º lugar no Grande Prémio de Valência, em que se despede do MotoGP, e que encerra o Mundial de 2025. O circuito espanhol assinala o regresso de lesão de Jorge MArtín (Aprilia) e Acosta, o mais rápido, até fez promessa em caso de vitória

Miguel Oliveira (Yamaha) terminou hoje em 21.º lugar os treinos cronometrados na 22.ª e última ronda do Mundial de 2025, o Grande Prémio de Valência, em Espanha.

O piloto português de 30 anos, que se despede da categoria rainha do Mundial de Velocidade – no próximo ano muda-se para o Mundial de Superbikes – fez 1.30,304 minutos na melhor volta, terminando a 1,064 segundos do mais rápido, o espanhol Pedro Acosta (KTM), que conseguiu ir ao pódio na semana passada, no Algarve.

O italiano Marco Bezzecchi (Aprilia) foi segundo, a 0,053 de Acosta e o italo-braileiro Franco Morbidelli (Ducati) em terceiro, a 0,185.

O Falcão falhou, por isso, o apuramento direto para a segunda fase da qualificação (Q2), tendo de disputar, primeiro, a Q1, onde se apuram os dois mais rápidos para a discussão da pole position.

Otimista com os últimos resultados da KTM, Pedro Acosta até prometeu pintar o cabelo de cor de laranja, para combinar com as cores da moto, se conseguir vencer ao cair do pano da temporada!

O espanhol Jorge Martin (Aprilia), ainda campeão em título, regressa à competição, após o grave acidente sofrido no GP do Qatar, no circuito espanhol. Já ausente continua o seu compatriota Marc Márquez (Ducati), virtual campeão de 2025 desde o GP do Japão, que será substituído pelo italiano Niccolò Bulega (Ducati), piloto do Mundial de Superbikes, que já ocupou o seu lugar no GP de Portugal da semana passada, em Portimão.