As equipas do MotoGP já estão na Indonésia, onde no próximo fim de semana se realiza a 18.ª corrida da temporada em que o espanhol Marc Márquez já se sagrou campeão do Mundo

Miguel Oliveira: «Finalmente! Esta noite já posso dormir mais descansado»

Piloto português da Prima Pramac conseguiu o nono lugar na sessão de treinos e vai pela primeira vez esta época lutar por um dos 10 primeiros lugares da grelha no GP da Indonésia, onde venceu em 2022

Há muito que Miguel Oliveira persegue a entrada direta no Q2 e finalmente aconteceu no Grande Prémio de MotoGP da Indonésia que este fim de semana. «Uma boa sexta-feira…Finalmente direto para o Q2. Vou dormir um pouco mais descansado esta noite», disse o português de 30 anos após a sessão de qualificação, que lhe garantiu que vai disputar os 10 primeiros lugares da grelha.

«Desde o início que a sensação foi boa, senti-me confortável quer com pneus médios quer macios, à frente. Consegui dois ataques de tempo sólidos, andando sozinho e consistentemente, e por uma vez sem bandeiras amarelas, então estou feliz! Esta manhã foi muito difícil pôr o pneu traseiro a funcionar e, nas minhas primeiras voltas, quase bati três ou quatro vezes nas primeiras cinco. Agora o objetivo é uma qualificação forte e depois lutar por alguns pontos na corrida sprint» , explicou o piloto que no próximo ano vai competir nas Superbikes com a BMW. 

A Yamaha continua a ser uma dor de cabeça e Jack Miller, o seu companheiro de equipa, fez apenas o 16.º tempo.

Numa época marcada por uma lesão logo no início do Mundial, que praticamente inviabilizou o crescimento e adaptação do português à YZR-M1, hoje, no circuito de Mandalika, onde foi o primeiro piloto a vencer, em 2022, Miguel Oliveira conseguiu finalmente provar a sua evolução com a Yamaha nesta segunda metade da temporada, demasiado tarde, porém, para evitar que a marca tenha optado pelo australiano para renovar contrato para o próximo ano.

Nesta 18.ª etapa do Mundial, o português ficou a 0,628 segundos do mais rápido, o italiano Marco Bezzecchi (Aprilia), com o espanhol Fermin Aldeguer (Ducati) em segundo, a 0,408 segundos, e o compatriota Pedro Acosta (KTM) em terceiro, a 0,424. Pela primeira vez esta temporada, Marc Márquez (Ducati), que sagrou campeão de 2025 no Japão, falhou um lugar entre os 10 primeiros e vai ter de disputar a primeira fase da qualificação (Q1).