Mercado FC Porto: médio mostra alma de capitão com o futuro em definição
Longe do protagonismo que assumiu dentro de campo nas últimas três temporadas, Stephen Eustáquio surge apenas na 19.ª posição do ranking de utilização do FC Porto em 2025/26.Titular em quatro dos 16 jogos em que participou na presente época, o camisola 6 somou pouco mais do que 10 minutos em campo desde a viragem do ano civil. Por outro lado, continua a ser peça importante no balneário azul e branco e se dúvidas houvesse a esse respeito, as palavras de Francesco Farioli e de Thiago Silva logo após o triunfo sobre o Gil Vicente (3-0), anteontem, trataram de dissipá-las.
Desafiado pelo treinador a falar ao grupo antes do apito inicial do duelo com os galos, Eustáquio transmitiu uma mensagem motivacional, em boa parte dirigida aos elementos mais novos do plantel, que teve o condão de deixar Farioli com «pele de galinha», segundo o próprio, e de impactar até os jogadores mais rodados — Thiago Silva deu conta disso mesmo na zona de entrevistas rápidas. Ao que A BOLA apurou, Samu, abalado após dois penáltis desperdiçados em jogos consecutivos (não conteve as lágrimas em Plzen), sentiu-se particularmente tocado pelas palavras do internacional canadiano, tendo mesmo expressado gratidão junto do companheiro de equipa.
A verdade é que a intervenção de Stephen Eustáquio parece ter surtido efeito no avançado espanhol, que voltou aos golos... de penálti, recuperando alegria e abrindo caminho à vitória. Sinal do peso que o médio tem no seio do grupo portista, cultivado ao longo de quatro épocas, ou não fosse ele um dos subcapitães. No entanto, face à escassez de tempo de jogo e com o Mundial a aproximar-se, Eustáquio pretende ter maior regularidade, pelo que a saída neste mercado de inverno é um cenário em cima da mesa.
Nesta altura, sabe A BOLA, a SAD não tem propostas formais em mãos pelo centrocampista de 29 anos, mas a tendência passa por uma aceleração das movimentações na reta final da janela de transferência e não é de descartar que, até ao encerramento da mesma, surjam movimentações concretas por Stephen, o que abriria porta à entrada de outro médio (já lá vamos). Caso Eustáquio acabe por permanecer no Dragão, o FC Porto e Farioli sabem que continuarão a contar com o compromisso e profissionalismo que tem pautado o percurso do médio no clube azul e branco, ao qual chegou em janeiro de 2022, firmando, na altura, um contrato válido até 30 de junho do próximo ano.
Seko Fofana... aguarda
À espera das movimentações que possam ocorrer no meio-campo do FC Porto — a envolver Stephen Eustáquio ou outra peça do setor, como Tomás Pérez — está Seko Fofana. O internacional costa-marfinense, de 30 anos, tem a mudança para o Dragão na mira, algo que, a confirmar-se, deverá ser por empréstimo, mas aguarda por uma eventual saída no lote de opções à disposição de Farioli, altura em que a SAD portista poderá avançar para o fecho da operação junto do Rennes.
No sábado, Fofana ficou de fora das contas do técnico Habib Beye para a receção ao Lorient e o homem do leme da equipa bretã abordou a situação do jogador. «Muitas coisas têm sido ditas sobre o Seko. Para mim, trata-se de uma opção com base no desempenho. (...) É assim que tomo decisões. Se surgirem oportunidades [no mercado], analisaremos para percebermos se são a opção certa para o jogador e para o nosso clube», afirmou Beye.
Fofana, como o nosso jornal escreveu, é visto por Farioli como o jogador certo para competir com Froholdt por uma vaga no miolo, atendendo à aproximação dos perfis dos dois jogadores.