Experiente defesa-central dos dragões aplaudiu a exibição da equipa diante do Gil Vicente - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+
Experiente defesa-central dos dragões aplaudiu a exibição da equipa diante do Gil Vicente - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+

Thiago Silva «feliz» pela vitória e a dar conta das palavras de Eustáquio para Samu

Experiente defesa-central satisfeito com a prestação da equipa no triunfo diante do Gil Vicente. A confissão da moral que o internacional canadiano deu ao ponta de lança espanhol, que voltou aos golos após dois penáltis desperdiçados. O sonho da Liga Europa

Thiago Silva não escondeu a felicidade pela vitória (3-0) alcançada pelo FC Porto diante do Gil Vicente, esta segunda-feira, no Estádio do Dragão.

O experiente defesa-central brasileiro falou do trabalho de toda a equipa e não escondeu a importância dos adeptos para a conquista de mais um triunfo.

«Fizemos um bom jogo e quando isso acontece a vitória aproxima-se. Estamos muito felizes por termos conseguido mais três pontos e também por não termos sofrido golos. Isso é a coisa mais importante para mim, que sou defesa. Ficamos felizes com o desempenho e temos também de agradecer aos nossos adeptos, que aqui estiveram num dia frio e chuvoso. Saíram das suas casas para nos virem apoiar e são fundamentais para o nosso crescimento. Na quinta-feira [frente ao Rangers, para a UEFA Europa League] vamos precisar ainda mais deles e espero que consigamos manter este caminho de sucesso», começou por dizer, em declarações prestadas na zona de entrevistas rápidas da Sport TV.

Thiago Silva continou a analisar a receção aos gilistas, como que entrando novamente na partida: «Um jogo de futebol de alto nível requer concentração máxima, independentemente do adversário. O treinador deles falou [que não ia «estacionar o autocarro»] e fez uma grande primeira parte, marcando muitas vezes alto, outras vezes em bloco médio, mas bastante consistente na marcação. Nós mantivemos a tranquilidade e claro que depois do penálti, que deu o 1-0, o jogo ficou melhor para que pudéssemos analisar as jogadas e os passes seguintes. Depois do segundo golo e, principalmente, depois da expulsão [Martín Fernandez], conseguimos manter o nosso nível, e na parte final talvez tenhamos relaxado um pouco mais. Eles criaram um pouco mais na parte final, quando estavam com um jogador a menos, do que propriamente durante o resto do jogo. Mas acho que estamos de parabéns pelo nosso desempenho.»

Galeria de imagens 43 Fotos

O internacional brasileiro também não se coibiu de falar sobre Samu, que esta noite voltou a faturar de penálti, isto depois de duas grandes penalidades falhadas em jogos anteriores. «Um avançado vive de golos e ele não se pode deixar abalar por ter falhado. A carreira dele é bem longa ainda, ainda terá muito para viver, e precisamos muito dele, dos golos dele e do desempenho dele para ajudar a equipa. Tivemos uma conversa muito interessante no balneário, com o Eustáquio a pedir a palavra e a falar muito bem em relação ao Samu e ao grupo. Se mantivermos esta união enquanto equipa, esta concentração, temos tudo para continuarmos neste caminho de vitórias», assumiu.

Ainda que não possa dar o seu contributo aos dragões na prova europeia, Thiago Silva não deixa de mostrar toda a sua confiança nos companheiros para o jogo decisivo com o Rangers e para o futuro da competição.

«Em todos os jogos em que entro, em todas as equipas e campeonatos, o meu objetivo é sempre lutar por títulos. Nunca disputei a UEFA Europa League, mas é uma prova que eu não tenho. Nós lutamos sempre por títulos e mantendo a regularidade enquanto equipa, independentemente de eu estar a jogar ou não, a nossa estrutura defensiva é muito forte. Não é apenas o Thiago Silva, é um trabalho coletivo que começa nos avançados. Hoje voltámos a não sofrer golos e, para mim, enquanto defesa, essa é uma das coisas mais importantes», concluiu o número 3 dos azuis e brancos.