Pelo menos 64 pessoas morreram e 81 foram detidas, esta terça-feira, durante uma megaoperação das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro contra a facção Comando Vermelho

Megaoperação faz mais de 60 mortos e 80 detidos em favelas do Rio de Janeiro

Mais de 2.500 agentes participam na maior ação policial de sempre na cidade brasileira

Uma megaoperação levada a cabo por mais de 2.500 agentes de várias forças policiais provocou mais de 60 mortos e levou à prisão de mais de 80 pessoas, nas favelas do Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.

A operação contra o Comando Vermelho, com o objetivo de travar o grupo que controla o tráfico de droga e armas, contou ainda com o apoio de helicópteros, carros blindados e drones, e deixou a cidade em estado de sítio.

As autoridades não confirmaram ainda qualquer vítima, mas a imprensa brasileira fala em 64 mortos – 60 suspeitos e quatro polícias – além de largas dezenas de feridos que já deram entrada nos hospitais.

Em retaliação pela megaoperação que levou à apreensão de mais de uma centena de armas e «enormes quantidades de droga», o Comando Vermelho paralisou a cidade, bloqueando várias das principais ruas, através da utilização de autocarros. Segundo a empresa de serviço de transportes RioÔnibus, foram roubados mais de 50 autocarros que foram depois utilizados como barreiras.