Maryna Bekh-Romanchuk suspensa por quatro anos
Vice-campeã do mundo do triplo salto e do salto em comprimento, a ucraniana Maryna Bekh-Romanchuk foi suspensa por quatro anos por dopping, anunciou, esta terça-feira. a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).
«A AIU suspende Maryna Bekh-Romanchuk (Ucrânia) por quatro anos, com início em 13 de maio de 2025, devido à presença/utilização de substância ilícita (testosterona)», lê-se no comunicado emitido, na rede X, pelo organismo antidopagem.
Bekh-Romanchuk, de 29 anos, teve um controlo positivo a testosterona, um esteroide anabolizante, a 7 de dezembro de 2024 e já se encontrava suspensa preventivamente desde 14 de maio de 2025.
Como pontos altos no palmarés Maryna, que detém como máximo pessoais 6,93m mo salto em comprimento e 15,02m no triplo, duas medalhas de prata no Mundial de Doha-2019 no salto em comprimento e no Mundial de Budapeste-2023 no triplo salto.
Êxitos aos quais ainda se pode juntar outro título de vice-campeã mundial de triplo salto, mas em coberta coberta, em Belgrado-2022, assim como três pódios em Europeus ao ar livre, dois em pista coberta e outros tantos na Liga Diamante.
Maryna Bekh-Romanchuk não compete desde os Jogos de Paris-2024, evento em que foi 11.ª no triplo salto.