Mariana Mortágua não se recandidata à liderança do Bloco de Esquerda
Mariana Mortágua não vai recandidatar-se à liderança do Bloco de Esquerda. A decisão foi anunciada através de uma carta enviada aos militantes, neste sábado, véspera da reunião da mesa nacional do partido, informou o jornal Expresso.
«Tomo esta decisão com a tranquilidade que me deu o constante apoio de todos os meus camaradas ao longo de todo este tempo. Faço-o por acreditar que o Bloco beneficiará de ter, na coordenação e no parlamento, pessoas com melhores condições do que aquelas que hoje tenho para dar voz ao partido. Caberá a cada uma das moções presentes à próxima Convenção apresentar as suas alternativas de direção. A pluralidade reforça-nos», pode ler-se na missiva, publicada pelo semanário.
O incumprimento de objetivos é uma das justificações apontadas por Mortágua: «A política, como a vida, somos nós e as nossas circunstâncias. Nestes dois anos e meio, a precipitação de sucessivas campanhas eleitorais tirou espaço e tempo à nossa reflexão interna e prejudicou uma transformação efetiva do funcionamento do Bloco. A direção por mim encabeçada foi incapaz de inverter a excessiva centralização da estrutura do Bloco e gerar um novo impulso político e eleitoral.»