York Road é considerado o estádio mais antigo do mundo. Foto: IMAGO
York Road é considerado o estádio mais antigo do mundo. Foto: IMAGO

O (triste) fim do estádio mais antigo do mundo pode estar perto...

O York Road, casa dos ingleseses do Maidenhead United desde 1870, poderá ser trocado pelo novo Braywick Park

O estádio de futebol mais antigo do mundo, continuamente utilizado pelo mesmo clube, pode estar perto de fechar um capítulo histórico com mais de século e meio. O York Road, casa do Maidenhead United desde 1870, corre o risco de deixar de receber jogos oficiais, colocando em causa um recorde reconhecido pela Associação Inglesa de Futebol (FA).

Situado em Maidenhead, o York Road é oficialmente considerado o estádio de futebol mais antigo do mundo em uso contínuo pelo mesmo clube. Antes de receber futebol, no século XVIII, o recinto era um campo de críquete. Há 154 anos que os magpies, atualmente a competir na National League South - a sexta divisão inglesa -, utilizam o mesmo espaço, um feito sem paralelo no futebol mundial.

Apesar do peso histórico, a direção do clube admite que o fim pode estar próximo. O presidente Peter Griffin considera que o York Road deixou de responder às necessidades atuais. A solução passa pela mudança para Braywick Park, também em Maidenhead, onde está projetada a construção de um novo estádio com capacidade para cerca de 5000 espectadores, incluindo 2000 lugares sentados.

Um projeto moderno… mas polémico

O novo recinto deverá contar com um relvado híbrido — metade natural, metade sintético — e infraestruturas modernas, incluindo balneários separados para as equipas masculinas e femininas. A ideia é maximizar a utilização do espaço e responder às exigências atuais do clube. Jon Adams, diretor executivo do Maidenhead United, explicou as vantagens da mudança ao Maidenhead Advertiser.

«A vantagem é que o York Road é usado talvez uma vez por semana no inverno, duas no máximo. Com um campo híbrido, podemos jogar dois, três, quatro ou cinco jogos por semana. Isso vai facilitar o acesso das equipas jovens, que praticamente nunca jogam aqui», disse o dirigente.

Antes de qualquer avanço definitivo, o clube prevê realizar várias reuniões para discutir o design do estádio, questões ambientais e de biodiversidade em Braywick Park, além de uma revisão dos limites do projeto para possíveis melhorias. A decisão final poderá chegar a 27 de janeiro de 2026, data em que o executivo do Royal Borough se deverá reunir para decidir se apoia ou não a proposta.

Até lá, o York Road continua de portas abertas — mas com a sombra da despedida a pairar. Se a mudança se concretizar, o futebol poderá perder não apenas um estádio, mas um dos seus mais simbólicos testemunhos vivos da própria história.