Márquez tem uma legião de fãs no Mundo inteiro

Marc Márquez doa mais de 300 mil euros a orfanatos

Piloto espanhol vai dividir entre instituições tailandesas e espanholas o dinheiro que ganhou com a vitória no Grande Prémio da Tailândia, primeira prova do Mundial

O Circuito Internacional de Chang em Buriram, Tailândia, testemunhou um início impressionante do Mundial de MotoGP, com o espanhol Marc Márquez, oito vezes campeão do Mundo, a arrancar uma vitória clara no Grande Prémio da Tailândia, na estreia com a equipa de fábrica da Ducati. Mas o que aconteceu depois da bandeira de xadrez ser mostrada e do champanhe jorrar conquistou uma mão cheia de corações e foi bem mais emocionante do que a corrida.

Marc Márquez doou todos os 306.000 euros que ganhou com o triunfo no Grande Prémio da Tailândia, prova inaugural do Mundial de MotoGP, a instituições de caridade para órfãos.

Horas depois da vitória, ele anunciou que todos os cêntimos do seu prémio de 306.000 euros seriam doados. «Ganhar é incrível, mas retribuir é ainda melhor», disse o piloto espanhol. «Tive sorte na vida e quero partilhar isso com as crianças que não tiveram as mesmas hipóteses.»

Tive sorte na vida e quero partilhar isso com as crianças que não tiveram as mesmas hipóteses

O piloto de 32 anos enfrentou várias lesões que ameaçaram a sua carreira, incluindo uma fratura no braço em 2020 que o afastou durante quase um ano do que mais gosta de fazer e uma batalha contra a visão dupla que levou aos limites a sua resiliência. O regresso no ano passado a um excelente momento de forma que muitos não acreditavam ser possível, coroado com três vitórias numa Ducati GP23, calou os críticos e abriu as portas à mudança para a equipa de fábrica da Ducati.

A vitória na Tailândia — a 61.ª no MotoGP — confirmou o seu estatuto como um dos maiores nomes do motociclismo.

Se eu puder ajudar as crianças a ter um começo melhor, isso vale mais do que qualquer troféu

Apesar da discrição, A Formiga há muito que se dedica a causas beneficentes. Em Cervera, onde nasceu, o seu clube de fãs colabora com regularidade com iniciativas locais e ele é visto com frequência a visitar alas pediátricas de hospitais mais pequenos.

Marc Márquez venceu a primeira corrida da temporada

O dinheiro agora doado será dividido entre orfanatos na Tailândia e em Espanha, com foco na educação, saúde e necessidades básicas para crianças sem família. «Estas crianças são lutadoras, tal como nós, os pilotos», disse o atleta de 32 anos. «Se eu puder ajudá-las a ter um começo melhor, isso vale mais do que qualquer troféu», rematou.