Mais de 11 milhões escolhem o próximo Presidente da República

Eleitores pronunciam-se nas urnas sobre o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

Este domingo é dia de eleições presidenciais. Mais de 11 milhões de eleitores (11.039.672 inscritos nos cadernos eleitorais a 3 de janeiro, segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna), são chamados a escolher o próximo chefe do Estado, que sucederá a Marcelo Rebelo de Sousa.

As mesas de voto abriram às 8h00 (encerram às 19h00) para os portugueses se pronunciarem sobre quem pretendem que seja o próximo Presidente da República, numa eleição que conta com um número recorde de candidatos, onze — embora o boletim de voto tenha 14, os votos em Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso serão considerados nulos, dado que os três foram excluídos pelo Tribunal Constitucional.

Os candidatos, segundo a ordem no boletim de voto, são o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Manuel João Vieira, Catarina Martins (apoiada pelo BE), João Cotrim Figueiredo (apoiado pela IL), Humberto Correia, António José Seguro (apoiado pelo PS), Luís Marques Mendes (apoiado por PSD e CDS-PP), André Ventura (apoiado pelo Chega), António Filipe (apoiado pelo PCP) e Henrique Gouveia e Melo.

Caso algum dos candidatos obtenha mais de 50 por cento dos votos, será eleito Presidente da República. Se tal não se verificar, as eleições avançam para uma segunda volta e os portugueses decidirão, a 8 de fevereiro, entre os dois mais votados.

Sabe onde exercer o direito de voto?

- Pode consultar o site www.recenseamento.pt​​ e indicar o número de identificação civil (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro) ou nome (completo e data de nascimento no formato AAAAMMDD).

- Pode enviar SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD). No estrangeiro pode enviar um SMS para +351962171000 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD).

Quais os documentos necessários?

Cartão de identificação, como Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão. Caso não tenha consigo, pode apresentar um documento com fotografia atualizada passível de ser usado como identificação, como passaporte ou carta de condução. Pode ainda identificar-se através de dois eleitores que atestem sob compromisso de honra a sua identidade ou ainda pelo reconhecimento unânime dos membros de mesa.

Pode consultar informações aqui.