Luís Pinto: «Temos de ser muito rigorosos e disponíveis do ponto de vista mental»
O Vitória de Guimarães recebe, esta quarta-feira às 20 horas, o Aves SAD para os oitavos de final da Taça de Portugal, sendo que os emblemas mediram forças há duas semanas para a Liga, num encontro que terminou com o triunfo dos conquistadores por 4-0, porém Luís Pinto apontou a um jogo completamente distinto.
«Vai ser muito diferente. Cada jogo tem a sua história, tal como cada competição. O facto do último jogo entre as duas equipas ter sido há pouco tempo levou-nos a procurar a análise que foi feita nessa altura. No entanto, acredito que será um jogo muito diferente.»
Os vimaranenses atravessam um bom momento de forma, pois não perdem há seis partidas consecutivas, mas o técnico não considera a sua equipa favorita.
«Queremos vencer porque temos de ter essa capacidade de querer continuar na competição. Num jogo a eliminar não acredito que exista essa questão do favoritismo. Tem de haver respeito pelo nosso plano de jogo. Tendo a capacidade de fazer as coisas bem e de percorrer os caminhos que queremos, acredito que vamos ser felizes no final», explicou o treinador, de 36 anos, que desvalorizou um pouco os maus resultados do adversário.
«Tentar adivinhar o que o adversário vai ou não fazer não é algo que tenhamos tanto em atenção na nossa preparação. Temos de analisar os padrões, tal como aquilo que identificámos nos últimos jogos, em que vimos que alteraram algumas coisas, notámos algumas coisas muito interessantes frente ao Rio Ave e ao Sporting. É uma equipa que virá para dificultar a nossa vida e para ganhar confiança. Temos de ser muito rigorosos e disponíveis do ponto de vista mental para que a bola ande por onde queremos. Temos de ser fortes nos duelos defensivos, porque essa capacidade de garantirmos equilíbrios pode fazer a diferença.»
Este é o primeiro jogo em que Luís Pinto não vai poder contar com o médio Beni Mukendi que já se juntou à seleção angolana que vai disputar a Taça das Nações Africanas. O timoneiro do V. Guimarães crê que o plantel vai corresponder.
«É um jogador diferente. Os que temos acabam por dar coisas distintas. Um Jogador pode sempre acrescentar coisas diferentes, temos de nos focar no que eles acrescentam e não no que perdemos. A equipa vai ficar mais forte com algumas coisas e temos de potenciar isso no nosso jogo. É algo que andamos a preparar há algum tempo e tem de ser uma mudança de forma natural. Estou muito crente de que isso vai acontecer, porque temos muita qualidade no setor.»