Luís Montenegro lembra Diogo Jota e Jorge Costa: «Obrigado por aquilo que fizeram por todos nós»
Diogo Jota, André Silva e Jorge Costa foram, esta terça-feira, homenageados na Cidade do Futebol, com as famílias dos malogrados atletas a receberem a condecoração de Atletas de Mérito, numa forma de reconhecer o valor e a excelência dos antigos futebolistas, que falecerem neste verão.
Durante a cerimónia, o primeiro-ministro Luís Montenegro discursou e fez questão de agradecer o contributo dos atletas. «Às famílias do Diogo e do André, por um lado, e do Jorge, por outro, já tanta coisa se disse que eu queria, de uma forma muito simples e singela, dizer-lhes que têm todas as razões para estar orgulhosos por eles terem feito parte daquele grupo muito pequeno de atletas que atingem um patamar tal de excelência, que representam aquilo que fazem, não apenas os próprios, mas toda uma comunidade.»
«O Diogo e o Jorge, em particular, ao serviço da nossa Seleção Nacional, foram cada um no seu tempo, com os seus colegas, nas suas gerações, esse símbolo de excelência, esse símbolo de superação, esse símbolo do mais alto, esse símbolo de deixar tudo no campo, esse símbolo de, com humildade, com tenacidade, com espírito de sacrificio, com espírito de equipa, levar a vontade um povo inteiro. Um povo que conquistou mundos e que continua hoje, noutras questões, a conquistar o mundo.»
«Em nome do governo, a minha palavra é a de, mais uma vez, testemunhar à família, aos pais, às mulheres e companheiras, aos filhos, a todos os familiares do Diogo, do André e do Jorge, que o nosso reconhecimento não tem fim. É um reconhecimento, ele próprio, eterno. É um reconhecimento maior. É um reconhecimento no qual nós sabemos que está muito sofrimento vosso também. Sofrimento pela ausência que sentiam quando eu estava fora. Sofrimento deles, que também sentiam a vossa ausência quando estavam ao serviço dos seus puros e na nossa Seleção nacional. Mas também de muita alegria muitas recordações de mérito, de excelência.»
«Por isso, aquela distinção que hoje lhes será entregue, a de Atletas de Mérito, é justa, é símbolo da dignidade do povo e, na minha circunstância, representando o povo português, à frente do governo digo-vos obrigado. Obrigado por aquilo que fizeram por todos nós, por aquilo que fazem por todos nós, obrigado pelas forças que nos deixam a continuarmos todos a lutar com a nossa bandeira, pela nossa missão, pela nossa alma, por aquilo que é uma chama. A chama que nós sentimos lá com os nossos e a chama que podemos dizer, com toda a própria alma, que somos capazes de ser os melhores», disse Luís Montenegro.