Luís Montenegro: «A política tem muitas semelhanças com o ciclismo»
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assistiu à 9.ª etapa da Volta a Portugal, disputada este sábado, no carro do diretor da prova, Joaquim Gomes, e, no final, afirmou que há semelhanças entre a política e o ciclismo!
«Estamos preparados para trepar as montanhas, sprintar quando é preciso, e rolar quando é preciso rolar. Na atividade política, há algumas semelhanças com o ciclismo», declarou aos jornalistas, após a chegada à Senhora da Graça.
Montenegro expressou «grande respeito e admiração» pelos ciclistas e, continuando com a analogia, frisou que na política «as provas não se ganham no primeiro dia» e que, por vezes é necessário trabalhar em contrarrelógio, «com muita determinação e perseverança».
Sobre a etapa, que terminou com vitória de Abner González (Efapel), o chefe de Governo assume que vibrou a corrida, marcada pela «imprevisibilidade».
«Foi uma belíssima tarde de ciclismo e de desportivismo, com muitos milhares de portugueses nas estradas a aplaudir os corredores. Muitos jovens, crianças, mulheres, famílias. Hoje houve muita portugalidade, cultura e tradição portuguesa», acrescentou.